Em entrevista à canal de mídia regional, professor da UNIFAL-MG responde perguntas sobre inundações que prejudicam brasileiros nesta época do ano

Para responder perguntas sobre inundações que prejudicam brasileiros nesta época do ano, o professor de Engenharia Ambiental, Alexandre Silveira, do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, participou de entrevista publicada pelo Matéria 1, no dia 27/12.

Para o professor, as inundações são causadas pela combinação do excesso de chuva e urbanização desordenada que, segundo ele, é comum na maioria das cidades brasileiras. O docente também esclareceu que a impermeabilização do solo é necessária, principalmente nas áreas não asfaltadas.

“O grande problema, na minha opinião, é a falta de planejamento urbano. Eu acho que esta é a palavra chave […] e o planejamento de expansão futura. Infelizmente, o que a gente vê é que a vertente econômica imobiliária acaba sendo a principal forma de novos parcelamentos do solo, enquanto as questões ambientais, principalmente, deveriam estar em primeiro lugar para se pensar se aquele local deveria ou não ser um novo bairro”, esclareceu o especialista.

Confira a entrevista completa:

Disponível no link: https://materia1.com.br/2022/12/27/inundacoes-de-quem-e-a-culpa/

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG