Professor de Economia da UNIFAL-MG analisa projeções econômicas brasileiras em 2023; matéria é divulgada em canal de mídia estadual

Em reportagem do portal R7 de Lorena, professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, analisou as projeções econômicas do Brasil em 2023. A matéria foi publicada no dia 31/12 de 2022.

De acordo com a reportagem, o cenário econômico nacional depende das relações internas e externas. As crises internacionais influenciam no comportamento econômico brasileiro e empresas deixam de investir em terras nacionais. Para o economista, são três vertentes a serem analisadas: o desfecho da guerra entre a Rússia e a Ucrânia; a pandemia e a possibilidade de descoberta de novas variantes, principalmente na China; e a crise econômica arrastada de anos atrás.

“O crescimento internacional está baixo, em um cenário que chamamos de estagflação, que é a junção do crescimento estagnado e o aumento da inflação. Essa crise econômica se desenha desde antes da pandemia o que aconteceu é que a pandemia e a guerra apenas agravaram a situação, aprofundando o fenômeno de inflação”, explicou o docente.

Confira a reportagem completa pelo link: https://lorena.r7.com/post/Projecoes-economicas-do-Brasil-em-2023

*Jaíne Reis Martins é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG