Cursinhos da UNIFAL-MG estão com inscrições abertas até 19 de março para turmas preparatórias para o Enem, ofertadas gratuitamente

Os cursinhos Êxito, de Alfenas, Aprendendo a Aprender, de Varginha, e Saberes, de Poços de Caldas, estão com inscrições abertas até o dia 19 de março para a seleção de estudantes que desejam ingressar em curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas são gratuitas e ofertadas por discentes de cursos de graduação da UNIFAL-MG. Saiba mais: 

Cursinho Saberes

Neste semestre, o cursinho Saberes ofertará 70 vagas, sendo 35 vagas exclusivas aos alunos do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza e 35 para alunos externos do município de Poços de Caldas. De acordo com o cursinho, se o número de candidatos for superior ao de vagas, a seleção será feita com base na ordem de inscrição, considerando a prioridade para:

1º – Alunos de escola pública com ensino médio completo;
2º – Alunos de escola pública cursando o terceiro ano de ensino médio;
3º – Demais alunos que não se encaixam nas opções acima.

Os candidatos aptos a participar que não forem selecionados em primeira chamada permanecem em lista de espera, podendo ainda ser selecionados em casos de desistência. Os selecionados receberão informações no e-mail sobre o início das aulas, previsto para o dia 27 de março. Os encontros irão ocorrer no período noturno, das 18h50 às 22h20, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, localizado no endereço: Av. Champagnat, 668 – Vila Cruz, Poços de Caldas. 

As inscrições acontecem neste link. Em caso de dúvidas, acesse a página no Facebook e o perfil do Instagram, ou mande um e-mail para cursinhodaunifal@gmail.com

Cursinho Aprendendo a Aprender

No campus Varginha, o cursinho está com 120 vagas abertas, sendo 72 vagas para egressos da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal) e 48 vagas para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal). Os candidatos que estudaram o 1º e 2º ano no sistema público, mas cursaram o último ano no setor privado, não contemplam o pré-requisito do processo seletivo.

As inscrições ocorrerão em duas etapas: a primeira etapa será por meio de inscrições online, do dia 1° de fevereiro a 19 de março de 2023, neste endereço eletrônico. Na etapa seguinte, o candidato deverá se apresentar na UNIFAL-MG, campus Varginha, entre os dias 20 e 25 de março de 2023, das 9h às 12h ou das 14h às 20h, sala B-106 para confirmação da inscrição, portando os seguintes documentos:

  • Cópia da Carteira de Identidade (RG) – Frente e Verso;
  • Cópia do histórico escolar ou do comprovante de Conclusão do Ensino Médio (para egressos);
  • Declaração que está cursando o 3° ano do Ensino Médio (para estudante).

Em caso de maior número de candidatos do que de vagas, a seleção e desempate será a idade dos candidatos (dando-se preferência ao de idade mais elevada). Ainda em caso de maior número de candidatos, será formada uma lista de excedentes, que poderão ser convocados ao longo do ano.

As aulas são ministradas de segunda-feira a sexta-feira, das 18h50 às 22h20, presencialmente, na Universidade Federal de Alfenas, campus Varginha, localizada na: Avenida Celina Ferreira Ottoni, nº 4000, Bairro Padre Vitor, Varginha – MG (em frente à Unidade de Pronto Atendimento – UPA).

O cursinho tem duração de 8 mesesO resultado estará disponível a partir do dia 25 de março, neste endereço eletrônico. Para mais informações, acesse o Facebook ou o Instagram do cursinho Aprendendo a Aprender. O e-mail para contato é: aprendendoaprenderunifal@gmail.com

Cursinho Êxito

O cursinho Êxito está com formulário de manifestação de interesse em andamento até o dia 19/03, neste link. As aulas do Extensivo ocorrerão presencialmente, na Sede da UNIFAL-MG. 

Informações atualizadas sobre o processo estão disponíveis no site oficial do cursinho Êxito e nas redes sociais: Facebook e Instagram. O e-mail para contato é: cursopreparatorioenemunifal@gmail.com