Professor esclarece dúvidas sobre nova modalidade de investimento criada pelo governo federal para planejar a aposentadoria

No dia 3 de fevereiro, o Jornal Bom dia Cidade realizou uma reportagem referente ao “Tesouro Renda +”, a nova modalidade de investimento criada pelo governo federal para que se possa planejar a aposentadoria. Com a criação da modalidade e a disponibilidade de compra dos títulos, a equipe do jornal convidou o professor Fernando Batista Pereira, do curso de Economia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG, para conversar sobre o assunto.

O docente iniciou informando que a modalidade “Tesouro Renda +” é basicamente um fundo do tesouro direto, com a peculariedade de ser voltado para previdência complementar, com a idéia que durante o período em que a pessoa esteja economicamente ativa, recebendo renda, ela faça a contribuição durante 7, 14, 20 anos, ou mais, para que futuramente possa vir a receber a renda que ali foi acumulada.

Ao ser questionado sobre como as pessoas podem fazer o investimento, Prof. Fernando mencionou que a realização ocorre por um banco ou uma corretora. “A partir de um banco, ou a partir de uma corretora, é possível que toda pessoa faça essa contribuição ao tesouro direto. É como se fosse um fundo qualquer do tesouro direto”, explicou ele.

Ao fim da entrevista, o professor ainda esclareceu dúvidas ligadas ao perfil, a idade indicada para iniciar a contribuição, o prazo necessário para iniciar o resgate e o que ocorre caso o contribuinte faleça antes deste período.

Confira a explicação completa do professor na matéria: https://globoplay.globo.com/v/11336255/