Em reportagem da EPTV, docente da Universidade comenta fatores que influenciam no aumento do litro de leite

O Jornal da EPTV 2ª Edição, divulgou uma reportagem referente ao aumento do preço do litro de leite no campo e nos supermercados. E para falar sobre o assunto, a repórter Lorena Vale entrevistou o professor Fernando Batista Pereira, do curso de Economia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UNIFAL-MG.

Na matéria que foi ao ar no dia 06/02, destacou-se que o aumento do produto passou a ser de 26% mais caro em relação a janeiro de 2022. E que fatores como o custo elevado na produção, o clima diverso das principais regiões produtoras de leite contribuíram para os preços mais elevados. Além destes fatores, o professor Fernando explicou que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia contribuiu bastante para o processo de encarecimento. “Boa parte deste aumento se deu por fatores como a influência dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, que encareceu muito o processo produtivo, principalmente por conta do encarecimento nos fertilizantes, e também pelo aumento do preço dos combustíveis, pois os preços dos barris de petróleo encareceram muito lá fora. E este também é um item básico aqui utilizado”, finalizou o docente.

Confira a explicação completa do professor na matéria: https://globoplay.globo.com/v/11336255/