Professor da UNIFAL-MG participa de entrevista e fala sobre importância de mutirões em andamento para regularização de dívidas

No dia 28 fevereiro, o jornal EPTV 1ª Edição exibiu uma matéria sobre mutirões para negociação de dívida, realizados pela Serasa e Febraban, com descontos que podem chegar até 99%.

O economista e professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL -MG, participou e explicou: “Os mutirões são importantes para os consumidores porque, via de regra, esses consumidores que estão nessa situação não têm condição de quitar essa dívida, ficam com o nome sujo, e em uma condição em que ficam excluídos do sistema de possibilidades de recorrer a créditos e condições de financiamento. Ou seja, [a negociação] é uma tentativa de você conseguir pagar as dívidas anteriores que foram contratadas a uma taxa muito elevada de juros e colocá-las em prazos e condições de juros mais adequadas para esse pagamento”, disse. O problema, de acordo com o professor, são as dívidas que se tornam impagáveis.

Segundo a Serasa, o cartão de crédito é o maior vilão para os consumidores, seguido por dívidas bancárias, dívidas de luz e água e dívidas varejistas. Se a dívida for paga no pix, o nome é limpo na hora.

Confira a matéria:

Disponível no link: https://globoplay.globo.com/v/11406738/