UNIFAL-MG vai preparar estudantes de ensino fundamental e médio para Olimpíadas da Matemática

Inscrições já estão abertas e as aulas serão ministradas na Sede, em Alfenas, a partir do final de março

O projeto de extensão universitária “Polo Olímpico de Treinamento Intensivo”, iniciativa do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UNIFAL-MG, vai oferecer treinamento para que estudantes de escolas públicas e privadas, do 8º ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, participem da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). As aulas serão realizadas na Sede da UNIFAL-MG, em Alfenas, a partir do dia 28 de março, às terças e quintas-feiras. A inscrição gratuita pode ser realizada em Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. 

Coordenado pelos professores Marcelo Moreira da Silva e Evandro Monteiro, ambos do Icex, o projeto vai disponibilizar 30 vagas. O objetivo, segundo a coordenação, é incentivar e desenvolver o interesse e habilidades de jovens estudantes em relação à Matemática. “O projeto também promove a troca de conhecimento e a interação entre os participantes, criando um ambiente estimulante e desafiador para o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades em Matemática”, destacam.

O objetivo é incentivar e desenvolver o interesse e habilidades de jovens estudantes em relação à Matemática, salienta o professor Evandro Monteiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Para os coordenadores, as Olimpíadas de Matemática abrem portas para uma série de oportunidades, como programas de iniciação científica, bolsas de estudo e conteúdos de matemática. “Abrir esse espaço de treinamento e ensino para os estudantes interessados em aprender matemática é uma oportunidade para cada um deles ter acesso a esses benefícios. Além de motivar os seus colegas de turma a conhecer mais a matemática, o aluno participante irá conhecer e usufruir das dependências de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, despertando interesse pela vida universitária”, enfatiza a coordenação sobre o impacto social do projeto.

O treinamento será dividido em etapas básica e regular, compreendendo conteúdos sobre Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. A equipe, formada por professores e estudantes universitários, vai atuar nas aulas e no acompanhamento direto dos alunos para auxílio na resolução de exercícios complementares, proposição de problemas, levantamento de demandas, análise do desempenho dos alunos e oferecimento de atividades diferenciadas, utilização de jogos, softwares, entre outras. As aulas ocorrerão de março a dezembro. 

De acordo com o professor Marcelo Moreira da Silva, o treinamento será dividido em etapas básica e regular, compreendendo conteúdos sobre Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com o projeto, a iniciativa partiu da identificação da possibilidade de melhorar o desempenho de Alfenas e região nas olimpíadas. “A partir desse projeto, é possível que haja não apenas o aumento do desempenho, mas também da participação dos estudantes. O projeto Polo Olímpico de Treinamento Intensivo é um caminho para estimular e promover o estudo da matemática. O bom desempenho nas olimpíadas de matemática garantem auxílios para o futuro do estudante, como Bolsa de Iniciação Científica Júnior, bolsa durante a graduação, entre outras”, concluem os coordenadores.

Outras informações sobre o treinamento podem ser encontradas na página Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. Dúvidas ou dificuldades na inscrição podem ser enviadas para o e-mail da coordenação: marcelo.moreira@unifal-mg.edu.br.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 

A OBM é realizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 1979, com a proposta estimular o estudo da matemática nos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos. Conforme o regulamento da OBM, a olimpíada é dividida em: Nível 1 – estudantes matriculados no 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental; Nível 2 – estudantes matriculados no 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental; Nível 3 – estudantes matriculados em qualquer ano do Ensino Médio no ano de 2022; e Nível Universitário – estudantes universitários. Em 2017, a OBM se integra à OBMEP realizando apenas a fase única para os níveis 1, 2 e 3. 

Já a OBMEP é um programa promovido pelo Ministério da Educação e Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada e a SBM. Estudantes da rede pública ou privada do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como os matriculados em qualquer ano do Ensino Médio, podem participar, separados em três níveis diferentes, de acordo com a série cursada. A Olimpíada tem-se expandido desde 2005, e tem alcançado cada vez mais participantes. Os objetivos da OBMEP são promover o estudo de matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica e identificar jovens talentos, entre outros. 

Informações sobre as olimpíadas em OBM e OBMEP.