Professor do curso de Contabilidade da UNIFAL-MG fala sobre desoneração de impostos nos combustíveis e Imposto de Renda, em entrevista para EPTV

O pagamento de impostos como o Imposto de Renda e o IPVA, e o aumento nos combustíveis vão impactar o bolso do cidadão no mês de Março. O assunto foi veiculado na edição do dia 1º de março do Jornal da EPTV 1ª Edição, com análise do professor Cláudio Caríssimo, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da UNIFAL-MG, sobre essa oneração das finanças.

De acordo com o docente, o aumento dos combustíveis já era previsto para o mês de dezembro, com a retomada da incidência dos impostos como o PIS e a Cofins na gasolina e no etanol. Inicialmente, a desoneração seria até dezembro, mas foi prorrogada até 28 de fevereiro pelo Governo Lula. 

Na entrevista, o professor Cláudio Caríssimo também falou sobre o Imposto de Renda que, por enquanto, já vai impactar trabalhadores com renda de acima de R$ 1.900,00. “O governo está planejando, para a partir de maio, corrigir a tabela do Imposto de Renda. Mas isso só surtirá efeitos […] na declaração de 2024”, destacou.

Assista a entrevista em:

A entrevista está disponível em: https://globoplay.globo.com/v/11410008/