Especialista da UNIFAL-MG explica como detectar a dengue em entrevista para jornal regional

Para orientar a população sobre como identificar os sintomas da dengue, o Jornal da EPTV – 1ª edição, de terça-feira (7/3), abordou o tema com o professor e pesquisador da UNIFAL-MG, Sinézio Inácio da Silva Júnior, epidemiologista vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF).

Respondendo às perguntas da apresentadora Suzana Siega, o professor esclareceu que os sintomas da dengue geralmente são febre intensa, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, dor nas articulações e em alguns casos, manchas na pele. “Mas os sintomas não são exclusivos da dengue”, alertou o especialista, falando da possibilidade de ser confundida com outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya.

O professor Sinézio Silva também falou sobre a possibilidade de a doença ser assintomática. “Até 80% das pessoas infectadas podem não manifestarem sintoma”, diz. Segundo ele, apesar de esses casos não evoluírem para quadros graves ou óbitos, as infecções afetam o organismo e prejudicam futuras doenças autoimunes.

Confira na íntegra a entrevista com o professor:

Assista também na página da GloboPlay: https://globoplay.globo.com/v/11426816/