Para especialista em política da UNIFAL-MG, representação dos deputados em Minas sofre prejuízos da ordem racial, de gênero e regional

Uma matéria divulgada na editoria Política do jornal Estado de Minas, no dia 12 de março, abordou a questão dos deputados mineiros concentrarem votos em uma só região, a partir de um levantamento que sugere que os parlamentares são representantes apenas da região em que obtiveram a votação expressiva.

Intitulada “Maioria dos deputados mineiros concentra seus votos em uma só região” e assinada por Bernardo Estillac, a reportagem contou com análise do professor Thiago Rodrigues Silame, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, que é também pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG.

Conforme o pesquisador, a representação sofre prejuízos de diversas ordens, como racial e de gênero, inclusive regional. “A representação sofre prejuízos de diversas ordens, como racial e de gênero, inclusive regional. Essas regiões mais ao norte de Minas integram, por exemplo, a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Podem se organizar com parlamentares do Nordeste para defenderem pautas relativas a isso”, explicou na reportagem.

Na visão do professor, se não há um descolamento entre o eleitorado disponível e os votos dos eleitos, a representatividade está de acordo com a lógica proporcional. Mesmo assim, Prof. Thiago Silame destaca que há formas não eleitorais de conseguir recursos e não ficar à mercê das emendas de parlamentares que priorizam suas bases.

Leia na íntegra no portal do Estado de Minas no link: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/03/12/interna_politica,1467706/maioria-dos-deputados-mineiros-concentra-seus-votos-em-uma-so-regiao.shtml