No jornal da EPTV, professores da UNIFAL-MG comentam simplificação dos impostos para cobrança única e retomada da reforma tributária brasileira

No dia 12/4, o Jornal EPTV – 2ª edição exibiu reportagem sobre a simplificação dos impostos para cobrança única pela aplicação do IBS (Imposto sobre bens e serviços) a partir da Reforma Tributária. Os professores Cláudio Roberto Caríssimo, Hélio Lemes Costa Júnior e Kellen Rocha de Souza, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, participaram da matéria e comentaram o assunto.

De acordo com o Prof. Cláudio Caríssimo, um dos principais problemas tributários do Brasil encontra-se na falta de proporcionalidade entre os impostos e a renda mensal dos indivíduos. “O que as pessoas que recebem menos vão gastar da renda em alimentação, energia elétrica e comunicação, proporcionalmente, pesa muito mais do que para as pessoas que têm uma renda maior”, pontuou.

Em contrapartida, para Hélio Costa, que, além de professor, é microempresário na área de agrotecnologia, no ramo empresarial, os tributos pesam na hora de pensar na expansão de sua startup de consultoria. “Você tinha a intenção de crescer, a vontade, mas não cresce, porque é complexo demais”, enfatizou.

Kellen Rocha de Souza, docente de economia da Universidade, por sua vez, defende uma reforma mais ampla. No Brasil, “quem ganha mais de cinco mil reais paga o mesmo do que quem, às vezes, ganha cinquenta, cem mil reais […]. Falta, também, a atualização da tabela do imposto de renda e uma diferenciação nessas alíquotas”, reiterou a pesquisadora.

Confira a notícia completa no link: https://globoplay.globo.com/v/11530082/?s=0s

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG