Projeto de extensão incentiva estudantes de escolas públicas de Poços de Caldas a serem protagonistas de mudanças socioambientais

Cerca de 600 alunos do município são envolvidos em atividades de reaproveitamento e redução na geração de resíduos sólidos

Os estudantes da UNIFAL-MG Poços de Caldas desenvolvem um projeto socioeducativo junto às escolas públicas municipais e estaduais da cidade, que incentiva cerca de 600 alunos participantes a serem protagonistas de mudanças socioambientais. A iniciativa faz parte do programa de extensão “Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade” da Universidade, coordenado pela docente Ana Claudia Mendes de Seixas, professora visitante do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT).

Estudantes são estimulados a cultivarem hortaliças nas escolas. (Foto: Arquivo/Projeto)

Norteados pela Agenda 2030 da ONU, a qual estabelece os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os universitários trabalham com atividades como elaboração de cartilhas, jogos educativos, implementação de coleta seletiva, construção de leira de compostagem com resíduos orgânicos, plantio e colheita de hortaliças nas escolas. As ações consideram os objetivos do desenvolvimento sustentável 10, 11 e 12: Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção.

Profa. Ana Claudia Seixas – coordenadora do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a coordenadora do projeto “Educação ambiental voltada à sustentabilidade em escolas e comunidades de Poços de Caldas”, um dos maiores desafios dessa nova sociedade é o equilíbrio entre a geração excessiva dos resíduos sólidos e o gerenciamento adequado desses resíduos. “Ao mesmo tempo em que as cidades vão se desenvolvendo, a geração de resíduos também se desenvolve, porém, de forma exponencial e na maioria das vezes sem uma destinação final adequada, acarretando problemas de diversas magnitudes para o meio ambiente”, afirma a professora Ana Claudia Seixas.

Conforme ela, o projeto foi pensado de forma a envolver os acadêmicos nas ações socioeducativas para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e conscientizar público participante no reaproveitamento e redução na geração de resíduos sólidos.  “Além do conhecimento conjunto adquirido, espera-se oferecer ao público participante a possibilidade de melhores condições de vida e a conscientização de que podem ser agentes multiplicadores, levando às suas casas e aos amigos o conhecimento sobre cidadania, sustentabilidade e educação ambiental”, salienta, informando que este projeto já foi desenvolvido por ela em Campinas (SP), vinculado à PUC, e nos dois últimos anos em Poços de Caldas.

Sandro Barros, acadêmico do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (EAD) e um dos integrantes do projeto. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao todo, o projeto conta com 12 acadêmicos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, das Engenharias Química, Ambiental e de Minas, e de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (EAD), os quais promovem encontros quinzenais com os estudantes das seis escolas participantes. “Na prática, os estudantes são provocados a refletirem e realizarem trabalhos de educação ambiental, a partir do espaço escolar, expandindo-se para suas casas e seus entornos, impactando positivamente o meio ambiente, levando mais qualidade para a cidade”, relata Sandro Rodrigues de Barros, do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (EAD) e um dos integrantes do projeto.

Segundo ele, as ações permitem que os participantes não apenas compreendam a importância da gestão dos resíduos sólidos e a necessidade de buscarem constantemente por soluções sustentáveis, como também identifiquem as oportunidades de trabalho e serviços voltados à sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Participam do projeto: a Escola Municipal José Avelino de Melo (Escola da Fazenda Lambari); a Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão); a Escola Estadual Francisco Escobar; a Escola Estadual Doutor Edmundo Gouvea Cardillo e a Escola Estadual David Campista.

(Fotos: Arquivo/Projeto)