UNIFAL-MG realiza levantamento para identificar demandas sociais na região

Iniciativa propõe ampliar diálogo e ações de extensão universitária com a comunidade

A UNIFAL-MG divulgou um formulário com o intuito de levantar informações e acolher sugestões da comunidade. A ação é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade e pretende atender os municípios de Alfenas, Varginha, Poços de Caldas e região. De acordo com a Proex, a proposta do levantamento é identificar demandas sociais e ideias que, posteriormente, serão consideradas no planejamento das atividades de extensão. O formulário ficará disponível no portal da Universidade por tempo indeterminado. 

Na Universidade Federal de Alfenas, as ações de extensão, além da prestação de serviços, promovem a interdisciplinaridade entre os cursos, departamentos e institutos, uma vez que, a partir das atividades, os extensionistas têm a oportunidade de atuar junto a discentes e profissionais das mais diversas áreas. Assim, o formulário de comunicação com a comunidade foi criado com o intuito de articular, aprimorar e desenvolver ações de extensão que agreguem mais sentido às realidades locais. O objetivo do questionário é protagonizar os membros do corpo social e direcionar, a partir de suas necessidades, os serviços prestados pelos que participam das ações. 

Conforme informações da Pró-reitoria de Extensão, o levantamento de demandas visa recolher reivindicações, pedidos e aspirações para contribuir com as atividades desenvolvidas pela extensão universitária. Além disso, novos projetos e programas poderão ser elaborados com o intuito de responder às demandas sociais. 

Pré-visualização do formulário de comunicação com a comunidade. (Foto: arquivo/Dicom).

O formulário, disponibilizado a partir da plataforma Google Docs, pode ser acessado por qualquer conta gmail. Para respondê-lo, é preciso preencher alguns campos com informações básicas, dentre as quais se encontram o nome completo, o telefone para contato, o email, o endereço (cidade e bairro) e a área de atuação profissional. Além disso, também é possível informar  se o indivíduo já participou de alguma atividade na UNIFAL-MG ou, ainda, se compõe o conjunto de alguma Associação, ONG, Movimento Social, Organização Popular e/ou de alguma entidade representativa da Sociedade Civil. Por fim, há um campo reservado para que as pessoas expressem o que acreditam ser as principais necessidades e demandas da comunidade de que fazem parte. 

Extensão Universitária na UNIFAL-MG

Em conjunto com os membros da comunidade acadêmica, a Extensão Universitária da Universidade busca aprimorar a interlocução entre a produção interna de conhecimento e a região. Essa iniciativa parte do pressuposto de que a produção científica é instrumento essencial para estabelecer uma relação transformadora entre universidade e sociedade. Na UNIFAL-MG, o diálogo é promovido a partir do desenvolvimento de programas, projetos, cursos e eventos que, sobretudo, visam à prestação de serviços nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. As ações de extensão, em conjunto com as atividades de ensino e pesquisa, compõem o chamado “tripé universitário”, isto é, os pilares que, constitucionalmente (art. 207, CF de 1988), sustentam o conhecimento acadêmico.

Atualmente, além dos editais de fluxo contínuo para submissão de propostas de extensão sem bolsa (programas, projetos, cursos, prestação de serviços e eventos), encontra-se aberto o edital para seleção dos bolsistas de 2023. Ao todo, mais de quinze projetos e programas receberão novos extensionistas nos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha.  A fim de que novas atividades de extensão sejam planejadas em consonância com as necessidades dos membros das comunidades locais, é essencial ouvir e conhecer suas aspirações, anseios e solicitações.

Para ser protagonista das ações desenvolvidas na UNIFAL-MG, acesse o Formulário de comunicação com a comunidade e faça parte dessa construção coletiva.

Fique por dentro das ações de extensão vigentes na Universidade: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/comum/paginas/acoesVigentes.php

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG