UNIFAL-MG gradua novos profissionais do campus Alfenas; solenidade é marcada por discursos emocionantes e sentimento de gratidão entre formandos

A palavra “gratidão” antecipou as emoções que marcaram a colação de grau dos formandos da UNIFAL-MG do campus Alfenas. Realizada no dia 18/04, no Alfenas Tênis Clube, a formatura marcou o encerramento da graduação para universitários dos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado), Farmácia, Física (Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Nutrição, Pedagogia, Química (Bacharelado e Licenciatura).

A licenciada em História Fabiana Roberta Alvarenga de Oliveira recebendo o capelo das mãos do vice-reitor. (Foto: arquivo/Dicom)

A cerimônia, que foi conduzida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos.

Quem proferiu o juramento solene foi a formanda do curso de Nutrição Bacharelado, Isabela Casarine Almeida, acompanhada dos demais colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.

Após o juramento, o vice-reitor da Universidade conferiu os graus de licenciados e bacharel aos estudantes presentes na cerimônia. Em seguida, a licenciada em História Fabiana Roberta Alvarenga de Oliveira recebeu o capelo das mãos do vice-reitor e os estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.

Maria Izabelle Pereira, licenciada em Matemática, cumpriu o papel de oradora da turma, expressando em seu discurso o sentimento de gratidão pela possibilidade de cursar o ensino superior. “Gratidão, em primeiro lugar, à UNIFAL-MG pela oportunidade e infraestrutura, que contribuíram para a realização desse sonho. Sem ela, com absoluta certeza, não estaríamos aqui”, salientou a licenciada. “A nossa caminhada foi longa e difícil. Mas conseguimos chegar aqui e este é o fruto do nosso esforço”, disse.

A licenciada em Química Daiane Aparecida Martins, em sua mensagem aos pais. (Foto: arquivo/Dicom)

A licenciada em Química, Daiane Aparecida Martins, se emocionou ao prestar homenagem aos pais. “No meio do nosso processo enfrentamos uma pandemia e, com ela, passamos por incontáveis perdas de pessoas que não foram apenas um número ou parte de uma estatística, mas sim de pessoas que eram tudo para alguém. Minha mãe foi uma dessas pessoas que não resistiu e dentro de curto intervalo de tempo ela se foi sem que ao menos conseguíssemos nos despedir”, contou. “Essa conquista não é nossa, mas sim de vocês: pai e mãe”, proferiu. Após a mensagem, Daiane Martins foi acolhida por seus colegas em um abraço coletivo.

Além dela, a farmacêutica Ana Luiza de Figueiredo Diniz Bitencourt proferiu sua mensagem aos professores. “É graças a vocês que hoje estamos aqui, prontos para receber nossos diplomas e iniciar novas jornadas. Foram vocês que nos ensinaram com dedicação e paciência, que nos incentivaram a persistir nos momentos de dificuldade e que nos inspiraram a buscar sempre mais conhecimento”, agradeceu.

Aos novos profissionais, o coordenador do curso de Geografia Bacharelado, Prof. Paulo Henrique de Souza, deixou uma mensagem de superação. “Vocês irão inspirar muita gente. Quanto mais alto vocês voarem, mais sonhos vocês irão cultivar. E toda vida de sonho é uma vida que tem sentido”, elucidou o docente. “Mostrem para a sociedade que ainda vale a pena ser honesto, ser ético, ter uma visão de inclusão, de pluralidade e tolerância. Os dias são difíceis e o mundo precisa de luzes, de faróis, que mostrem o caminho a seguir”, aconselhou o docente.

Pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima, em seu discurso. (Foto: arquivo/Dicom)

O pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima, alertou os profissionais formados sobre os desafios a serem enfrentados na sociedade e salientou a importância do juramento feito por eles durante a cerimônia. “Vocês se formam no momento em que, certamente, terão muitas oportunidades para colocar à prova o juramento que fizeram. Nós temos os mais variados cursos aqui e estou certo de que cada um de vocês sabe que tem um grande desafio para exercer na sua profissão […] eu espero que, em cada oportunidade que vocês tenham, se lembrem deste juramento que fizeram hoje”, salientou o professor.

Para encerrar a cerimônia, o vice-reitor, Prof. Alessandro Pereira, agradeceu a presença de todos e afirmou aos profissionais formados: “tenho certeza de que esse trecho lhes foi muito marcante, muito relevante. Saibam que vocês continuarão compondo e sendo parte da história desta Instituição e ela, por óbvio, fará parte da história de vocês”, finalizou.

Participaram da colação de grau a vice-coordenadora do curso de Biomedicina Bacharelado, Profa. Andréa Molica do Amarante Paffaro; o coordenador do curso de Biotecnologia Bacharelado, Prof. Marcos Vinícios Salles Dias; a coordenadora do curso de Ciência da Computação Bacharelado, Profa. Mariane Moreira de Souza; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Bacharelado, Profa. Marília Gabriella Alves Goulart Pereira; a coordenadora do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, Profa. Tereza Cristina Orlando; a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Profa. Maria Rita Rodrigues; o coordenador do curso de Física Licenciatura, Prof. Person Pereira Neves; a coordenadora do curso de Geografia Licenciatura, Profa. Ana Rute do Vale; o coordenador do curso de História Licenciatura, Prof. Walter Francisco Figueiredo Lowade; a coordenadora do curso de Letras, Profa. Rosângela Rodrigues Borges; o coordenador do curso de Matemática Licenciatura, Prof. Anderson José de Oliveira; a diretora da Faculdade de Nutrição, Profa. Cristina Garcia Lopes Alves; o coordenador do curso de Pedagogia Licenciatura, Prof. Ronaldo Auad Moreira; o coordenador do curso de Química Bacharelado, Prof. Nelson Henrique Teixeira Lemes; e a coordenadora do curso de Química Licenciatura, Profa. Claudia Torres.

Fotos: Arquivo/Dicom