Em canal de mídia regional, professor da UNIFAL-MG apresenta pesquisas desenvolvidas para auxílio de doenças degenerativas

O jornal Alfenas Hoje publicou uma reportagem sobre os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal (PeQuiM) da UNIFAL-MG para auxiliar no controle da evolução da doença de Parkinson. No dia 14/04, o professor Cláudio Viegas Júnior, do Instituto de Química da Universidade, participou da matéria e explicou como os projetos têm potencial para desenvolvimento farmacêutico.

De acordo com o professor, em alguns projetos, as etapas iniciais já têm apresentado sinais de sucesso. “Identificamos pequenas moléculas que estão, atualmente, passando por estudos mais aprofundados e específicos, buscando caracterizar seus mecanismos de ação e toxicidade”, explicou ao jornal.

“Se uma dessas substâncias chegar ao desenvolvimento farmacêutico, certamente teremos algo novo em termos de eficácia e segurança, traduzido em avanços relevantes na qualidade de vida do paciente, que se não for a cura efetiva da doença, seja a recuperação mais duradoura de sua saúde, impedindo a progressão da doença e devolvendo ao indivíduo a sua autoestima, sua independência e sua capacidade de viver melhor física e intelectualmente, com impacto direto no seio familiar e na sociedade”, enfatizou Prof. Cláudio Viegas. 

Confira a reportagem completa no link: https://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=21790

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG