Em reportagem, professora da UNIFAL-MG esclarece informações sobre enfrentamento da violência nas instituições de ensino

O jornal da EPTV Sul de Minas – 2ª edição publicou uma reportagem sobre o enfrentamento da violência escolar. No dia 14/04, a professora Débora Felício Faria, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, participou da matéria e comentou o assunto.

Para a especialista, o processo de enfrentamento da violência escolar deve ter início no combate ao discurso de ódio e ao bullying. “A gente tem o slogan ‘ o bullying não é brincadeira’ porque, em geral, a gente associa o bullying à brincadeira […] o bullying é um fenômeno social da maior seriedade, que tem impactos gravíssimos, como os ataques que temos vivido hoje, que podem estar relacionados às experiências de bullying vividas”, explicou a docente.

Ainda, a pesquisadora acredita que a tolerância às práticas violentas contribuem para a insegurança nas escolas. “A disseminação livre e desorganizada dos discursos de ódio nas mídias sociais encontram eco nessas crianças que são violentadas fisicamente, presencialmente, nos espaços escolares”, alertou. “Há importância de regulamentar, mas não só. Acho importante, também, a adoção de medidas de combate à violência nas escolas e por parte das escolas, no sentido de acolhimento às diferenças e, sobretudo, de superação de padrão de comportamento”, frisou a docente.

Confira a reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/11536955/?s=0s