Estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia promovem “Feira Integral de Saúde” na cidade de Divisa Nova-MG

A população da cidade de Divisa Nova-MG, município que fica a aproximadamente 35km da Sede da UNIFAL-MG, participou de um evento de extensão voltado para a promoção da saúde, que contou com estudantes e docentes da Universidade. Realizada na sexta-feira (14/4), a 1ª Feira Integral de Saúde envolveu ações de vacinação, antropometria, exames de infecções sexualmente transmissíveis; aferição de pressão arterial e de glicemia capilar.

O evento foi proposto pela mestranda Lidiane de Fátima Felipe Lourenço, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), às docentes do curso de Enfermagem e Farmácia da Universidade, junto das quais articulou as atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divisa Nova.

Com o apoio da enfermeira Mírian Cristina Figueiredo e de outros profissionais da cidade, foi possível desenvolver as ações conduzidas por uma equipe formada por estudantes e docentes dos cursos de Enfermagem e Farmácia da UNIFAL-MG. Participaram da feira, as docentes Adriana Olimpia Barbosa Felipe e Talita Prado Simão Miranda, da Escola de Enfermagem, e Angélica Rosa Faria, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

Lidiane Lourenço – mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. (Foto: Arquivo Pessoal)

“O evento possibilitou o desenvolvimento do trabalho em rede proporcionando momento de descontração, informação, promoção e prevenção de saúde para toda a sociedade de Divisa Nova, em especial, aos alunos da escola municipal e estadual”, comentou a mestranda Lidiane Lourenço.

Talita Miranda – professora da Escola de Enfermagem. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a professora Talita Miranda, a ação de extensão foi significativa tanto para a população da cidade de Divisa Nova quanto para os estudantes e os professores. “As pessoas tiveram um momento ímpar de atenção à saúde por meio de uma abordagem integral e resolutiva”, afirmou. “Em relação aos estudantes, estes referiram que este dia foi um dos mais importantes da graduação visto que tiveram oportunidade de implementar todo o conhecimento adquirido até então”, compartilhou.

A 1ª Feira Integral de Saúde em Divisa Nova aconteceu no Poliesportivo da cidade e além das ações de promoção, envolveu também orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis, hipertensão arterial, diabetes, dengue e doenças de chagas.