Pesquisa desenvolvida pela UNIFAL-MG e premiada em simpósio brasileiro repercute em canais de mídia regional

No início do mês, o estudo de monitoramento das águas do reservatório de Furnas, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro) da UNIFAL-MG, foi premiado no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. No dia 24/04, a premiação foi divulgada pelo portal G1 Sul de Minas e pelo Jornal EPTV – 1ª edição. Na ocasião, o professor Marcelo Latuf, do Instituto de Ciências Naturais da Universidade, participou da matéria e ressaltou a importância da pesquisa.

De acordo com o docente, o principal objetivo do grupo é monitorar, via satélite, a qualidade da água do reservatório. “Nesse estudo, particularmente, utilizamos um parâmetro da água chamado clorofila. A clorofila é um indicador indireto da eutrofização aquática”, pontuou. “A poluição é gerada por diversas fontes. Além da tradicional, que é o esgotamento sanitário sem tratamento no reservatório, há também os adubos nitrogenados e fosfatados largamente utilizados pela agricultura local”, ressaltou o professor.

Confira as matérias completas pelos links disponíveis abaixo.

EPTV1: https://globoplay.globo.com/v/11560540/?s=0s

G1 Sul de Minas: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/04/24/estudo-sobre-monitoramento-das-aguas-do-reservatorio-de-furnas-e-premiado-em-evento-nacional.ghtml

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG