Em congresso internacional de educação, UNIFAL-MG firma novos acordos de internacionalização

A UNIFAL-MG marcou presença no 35º Congresso anual da Associação Brasileira de Educação Internacional, a FAUBAI, organização da qual faz parte desde 2018. Representando a Universidade, participaram da reunião o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e o diretor de Relações Interinstitucionais, Prof. Cláudio Carlan, junto a reitores brasileiros e estrangeiros, uma novidade implementada em 2023. O evento, que ocorreu em Belo Horizonte entre os dias 15 e 19 de abril, foi o primeiro encontro presencial desde a pandemia da covid-19 e gerou bons resultados para a Instituição. Uma semana após o congresso, a Faculdade de Odontologia da Universidade (FO) e a University of Saskatchewan, do Canadá, firmaram parceria com possibilidade de ofertar programas de pós-graduação e cursos profissionalizantes com dupla titulação.

O Congresso busca reunir universidades brasileiras e estrangeiras, públicas e privadas, a fim de discutir questões relacionadas à internacionalização da educação. De acordo com Cláudio Carlan, o principal objetivo da FAUBAI é promover uma discussão anual entre os gestores e traçar as diretrizes a serem seguidas durante o ano. Ainda conforme o professor, os eventos promovidos pela Associação permitem o diálogo e a interlocução não apenas entre diferentes universidades brasileiras, mas também entre estas e instituições internacionais.

Representantes das instituições presentes no evento. (Foto: Arquivo/Cláudio Carlan)

Em 2023, o encontro contou com a participação do diretor de relações internacionais da CAPES e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Prof. Rui Opperman. Além do professor, também esteve presente na ocasião a secretária de Ensino Superior, Prof. Denise Carvalho, ex-reitora da UFRJ. Os docentes apresentaram questões relacionadas ao destino das verbas governamentais voltadas à educação. Conforme explicado pelo Prof. Cláudio Carlan, diretor de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG, a presença do diretor da CAPES e da secretária de Ensino Superior foi importante, pois, a partir das circunstâncias apresentadas por eles, os gestores das universidades brasileiras puderam traçar novos planos.

“A Associação é fundamental para qualquer desenvolvimento internacional, porque é a casa dos diretores de relações internacionais”, pontuou Prof. Cláudio Carlan.  “É fundamental que a UNIFAL-MG se encontre associada à FAUBAI, pois, nela, debatemos, discutimos todos os processos de internacionalização: como conseguir verbas, como agir em determinadas situações, como tratar os reveses do caminho, como cada universidade age diante das questões jurídicas, entre outros”, continuou.

De acordo com o docente, além de associada à FAUBAI, a UNIFAL-MG faz parte do Conselho de Gestores de Relações Internacionais (CGRIFES). “Nossa presença nessas organizações e eventos é a principal aliada de nosso crescimento. Em 2018, quando participamos do congresso em Genebra, não só firmamos acordos como também conseguimos trazer o Prof. Abdeljalil Akkarior, da Universidade de Genebra, para ministrar cursos em nossa Universidade. Além disso, firmamos acordos com a Universidade de Barcelona. Sem a presença de representantes da UNIFAL-MG nesses locais, fica impossível fazermos qualquer processo de internacionalização e avançarmos”, afirmou.

Como fruto da articulação no congresso da FAUBAI, no dia 25 de abril, a Faculdade de Odontologia da Universidade (FO) e a University of Saskatchewan, do Canadá, firmaram acordo de cooperação acadêmica. Confira mais detalhes na matéria “UNIFAL-MG assina acordo de cooperação acadêmica com universidade do Canadá”.

“Outras universidades, como a Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, demonstraram interesse em nossos Institutos, Faculdades e Departamentos”, finaliza Prof. Cláudio Carlan.

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG