Crianças de escola pública de Alfenas escrevem carta para professor e escritor da UNIFAL-MG; Eloésio Paulo foi convidado para conversar sobre sua obra infantil “Parque de Impressões – Anna Sofia e a Poesia sem Querer”

A convite das próprias crianças, o professor Eloésio Paulo, do curso de Letras da UNIFAL-MG, esteve na Escola Municipal Tancredo Neves de Alfenas na última sexta-feira (28/4), para falar sobre seu livro “Parque de Impressões – Anna Sofia e a Poesia sem Querer”, publicado pela primeira vez em 2010. Após ler o livro, os alunos do quarto ano do ensino fundamental – na faixa etária de 9 anos, escreveram uma carta ao escritor fazendo o convite.

Todas as turmas do quarto ano, num total de 129 crianças, participaram da palestra, sendo que pelo menos 20 delas interagiram diretamente com o escritor, expressando curiosidade sobre a sua produção literária e a narrativa do livro. Perguntas de outros alunos ainda serão encaminhadas ao professor Eloésio Paulo por e-mail. “Eles ficaram encantados com a visita, foi muito proveitoso”, afirmou a supervisora educacional Patrícia Cassette.

“Ela tem talento, já é possível perceber que vai longe se continuar lendo e escrevendo com o entusiasmo que tem”, disse Eloésio Paulo sobre a pequena Ana Beatriz Gomes Brito, que já começou a escrever seu próprio livro e mostrou ao escritor. (Foto: Arquivo/Eloésio Paulo)

Durante a palestra, o professor falou a respeito da origem da obra e de aspectos de sua biografia. Entre as crianças estava a pequena Ana Beatriz Gomes Brito, que já começou a escrever seu próprio livro e foi mostrá-lo ao professor. “Ela tem talento, já é possível perceber que vai longe se continuar lendo e escrevendo com o entusiasmo que tem”, disse Eloésio Paulo.

Ao comentar como foi a atividade com as crianças no ambiente escolar, o escritor expressou satisfação pela oportunidade de contato com os pequenos. “Foi uma alegria ver tantos meninos e meninas que já leram meu livrinho e cheios de curiosidade”, compartilhou.

Segundo ele, a produção literária para o público infantil desempenha um importante papel no desenvolvimento das crianças, uma vez que contribui para a formação de indivíduos mais críticos e capazes de compreender o mundo em que vivem. “Vale a pena escrever para crianças porque, como pensava Monteiro Lobato, elas ainda têm conserto”, enfatizou.

O livro Parque de Impressões, publicado pela editora Dubolsinho, foi selecionado em 2013 pelo Programa Nacional de Bibliotecas Escolares. Saiu, então, numa edição de 25 mil exemplares, que foram enviados a todas as bibliotecas escolares do país. Depois disso, o professor Eloésio Paulo – que já é autor de 20 livros, entre volumes de poemas e de crítica literária, além de haver publicado contos em periódicos importantes como o Suplemento Literário de Minas Gerais e o jornal Rascunho, de Curitiba (PR) – publicou outros dois livros para crianças, ambos pela mesma editora: “O casamento da bruxa com o Papai Noel” e “Poemas em olhês e orelhês” (2019).

Leia também a matéria “Obra literária de professor da UNIFAL-MG é selecionada pelo MEC para o Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE” divulgada pela equipe de comunicação em 2012