UNIFAL-MG implanta login único pelo Gov.br para usuários externos nos sistemas integrados

O acesso é gratuito e está disponível para todos os cidadãos brasileiros

A UNIFAL-MG, por meio do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), implantou o login único do Governo Federal em seus sistemas integrados. Em um primeiro momento, foram priorizados sistemas utilizados por usuários externos à Instituição, a fim de evitar a necessidade de criação de login e senha específicos para acessar sistemas da Universidade. A disponibilização do recurso foi feita gradualmente desde janeiro, sendo a etapa dos serviços externos concluída em abril.

(Foto: arquivo/Dicom)

O login único gov.br é uma iniciativa do Governo Federal que permite o cidadão acessar serviços online de diversos órgãos do governo com uma única conta. Segundo informações do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG, à comunidade externa, o recurso permite a segurança na identificação dos usuários no acesso aos serviços digitais, além de tornar o processo de criação de contas mais ágil e simplificado. “O login único é gratuito e está disponível para todos os cidadãos brasileiros’, explica Marcelo Penha Fernandes, diretor do NTI.

Os sistemas e serviços na UNIFAL-MG habilitados para o uso do recurso foram:

• Inscrições Pós-Graduação;
  • Participação de processo seletivo para curso de Pós-graduação lato sensu (especialização);
  • Participação de processo seletivo para curso de Pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado);
  • Matrícula em curso de Pós-graduação;
  • Inscrições Graduação;
  • Participação de processo seletivo para curso de Graduação (vagas remanescentes);
  • Matrícula em curso de Graduação (vagas remanescentes);
  • Sistema de Ingresso;
  • Matrícula em curso de Graduação (SISU);
  • Requerimentos Acadêmicos;
  • Obter diploma ou 2ª via de diploma de Graduação;
  • Inscrições em Concursos Públicos/Processos Seletivos;
  • Controle de Ações de Extensão (CAEX);
  • Inscrição em ações de Extensão (curso, evento, projeto ou programa).

Conforme o diretor do NTI, posteriormente, serão implementados meios para que os cadastros dos usuários externos sejam preenchidos automaticamente a partir de dados já armazenados pelo Governo Federal. “O acesso de usuários da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG permanece inalterado (nome.sobrenome para servidores e matrícula para alunos)”, destaca.

Para mais informações, acesse https://www.unifal-mg.edu.br/nti/login-institucional/)