“Novas perspectivas do Processo de Enfermagem” é tema de palestra ministrada por docente da UNIFAL-MG para profissionais da Santa Casa; evento marcou o Dia Mundial da Enfermagem

Antecipando as comemorações do Dia Mundial da Enfermagem, celebrado neste 12 de maio, a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG promoveu, na terça-feira (9/5), uma palestra no hospital Santa Casa de Alfenas para os profissionais da área.

“Novas perspectivas do Processo de Enfermagem” foi o tema ministrado pela professora Isabelle Cristinne Pinto Costa, docente da Instituição e coordenadora do programa de extensão “Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC)” e do projeto, também de extensão, “Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado no contexto hospitalar (APEC-H)”.

Participantes da palestra junto à ministrante. (Foto: Arquivo/Isabelle Costa)

Durante sua fala, a docente ressaltou as mais recentes abordagens e avanços no campo do Processo de Enfermagem, compartilhando insights sobre as práticas atuais. A professora Isabelle Costa também apresentou as novas perspectivas que estão moldando o futuro da Enfermagem, além da nova proposta de Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) que versará sobre o Processo de Enfermagem, revogando a Resolução COFEN N. 358/2009. “Estas mudanças serão necessárias para fortalecer o instrumento metodológico do cuidar, que é o Processo de Enfermagem”, afirmou.

Segundo ela, foi justamente pensando no alcance dos objetivos propostos nesta minuta de resolução, que ela, junto aos colegas docentes da Escola de Enfermagem, desenvolveu o programa de extensão Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC). “O programa visa qualificar os profissionais de Enfermagem da área hospitalar e da Atenção Primária à Saúde sobre o processo de Enfermagem”, destacou.

Na oportunidade da palestra, a ministrante explorou tópicos como a importância do processo de Enfermagem na prestação de cuidados individualizados e de qualidade, as etapas essenciais do processo e a utilização de tecnologias inovadoras para aprimorar a prática de enfermagem. Além disso, também discutiu estratégias para promover a colaboração interprofissional e fortalecer a comunicação efetiva entre os membros da equipe de saúde.

Profa. Isabelle Costa e a enfermeira Márcia Dutra, coordenadora de Enfermagem da Santa Casa. (Foto: Arquivo/Isabelle Costa)

“Foi um imenso prazer receber a professora da UNIFAL-MG, Isabelle Costa, que ministrou a palestra sobre Novas perspectivas do Processo de Enfermagem, esclarecendo as mudanças na resolução 358/2009 e a minuta da nova resolução e suas propostas”, compartilhou a coordenadora de Enfermagem da Santa Casa, a enfermeira Márcia Dutra. “Esta palestra foi de fundamental importância para os profissionais de Enfermagem vinculados a nossa instituição hospitalar, visto que contribuirá para a autonomia, a segurança ao paciente e eficiência para os respectivos profissionais”, manifestou.

Em nome da Escola de Enfermagem, a professora Isabelle Costa disse ter orgulho em poder realizar a palestra para as colegas do hospital, sobretudo em celebração ao Dia Mundial da Enfermagem. “Nós, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, reconhecemos a importância do contínuo desenvolvimento profissional e o papel crucial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares em Enfermagem no cuidado de saúde”, enfatizou.

A data 12 de maio foi escolhida para comemorar o Dia Mundial da Enfermagem em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, em 1820, que foi reformadora social inglesa, estaticista e fundadora da enfermagem moderna. Florence Nightingale se destacou como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.