Em canais de mídia regional, epidemiologista da UNIFAL-MG comenta o fim da emergência global de covid-19

O professor Sinézio Inácio da Silva Júnior, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da UNIFAL-MG, concedeu entrevista ao jornal Mandu News, vinculado ao portal Terra do Mandu. Na ocasião, o docente comentou o fim da emergência global de covid-19, declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A matéria foi publicada no dia 12 de maio.

De acordo com Prof. Sinézio Inácio, a declaração não significa, necessariamente, o fim da pandemia, mas sim o seu controle. “Não se pode dizer que a pandemia acabou, porque, embora tenha diminuído, nós ainda não temos a segurança de que se estabilizou o número de casos”, explicou.

“A população mais jovem vacinada é a que dá a melhor resposta em termos de evitar novos casos, e os mais idosos, que são mais vulneráveis, normalmente não circulam tanto, então, são pessoas da própria família que levam a doença. Se vacinando, você não está protegendo só a si próprio, mas também os mais fracos”, ressaltou o professor, enfatizando a importância da vacinação contra a covid-19.

Para conferir a entrevista completa, acesse os links:

Terra do Mandu: https://terradomandu.com.br/index.php/2023/05/12/epidemiologista-fala-sobre-fim-da-emergencia-global-de-covid-19/

Mandu News: https://www.youtube.com/watch?v=V-EDN6oWBGY&t=4s

*Luana Bellini é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG