Podcast “Saúde em Pauta: asma e doenças respiratórias” – Por Evandro Monteiro de Sá Magalhães

O mês de maio é marcado por campanhas de conscientização do combate à asma, uma doença que acomete os pulmões acompanhada de uma inflamação crônica dos brônquios. De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que 23,2% da população brasileira viva com a doença, e a incidência varia de 19,8% a 24,9% entre as regiões do País. Considerando que as doenças respiratórias costumam aumentar no inverno, o médico especialista em Pneumologia Evandro Monteiro de Sá Magalhães, que atende no Centro Integrado de Atenção à Saúde (CIAS) da UNIFAL-MG, participou do episódio do podcast esta semana e esclareceu informações sobre o tema.

Segundo o médico Evandro Magalhães, a inflamação crônica das vias respiratórias torna o local hipersensível e hiper-reativo. Entre as causas da inflamação estão alguns estímulos, como a mudança climática, a inalação de fumaça de cigarros – eletrônicos e comuns -, bem como as infecções respiratórias transmitidas no período do inverno. “Seus principais sintomas são a tosse seca, a falta de ar e a ‘chieira’ no peito, quando expostos a alguns desencadeantes ou gatilhos que podem ser de origem alergênica ou não alergênica”, explica o especialista.

“Vivenciamos, atualmente, um extraordinário avanço no entendimento dos mecanismos imunopatológicos das doenças alérgicas e, principalmente, no seu tratamento preventivo […] portanto, é fundamental que se faça um diagnóstico correto, através de um bom exame clínico, aliado a testes de função respiratória, como espirometria, e também testes alérgicos no sentido de planejar um tratamento individualizado […]”, completou o médico. Para ele, é muito importante diferenciar tratamento preventivo de tratamento de crise de agudização.

podcast é veiculado pelo Conexão Federal FM, da Rádio Federal FM. A Rádio Federal FM é mantida pela Fundação de Apoio a Universidade Federal de Alfenas-MG (Facepe) e pode ser ouvida na frequência 101,1 FM e pelo site www.radiofederalfm.com.br.

Confira outros no Jornal da UNIFAL-MG: https://bit.ly/jornal-unifal-mg

Acesse o vídeo com tradução em libras:

Ouça o podcast no Spotify: