População de Alfenas participa de campanha de conscientização sobre o uso racional de medicamentos promovida pelo Centro Acadêmico do curso de Farmácia

Conscientizar a população de que o uso de medicamentos é coisa séria foi a proposta do evento “Campanha 5 de Maio: Uso Racional de Medicamentos”, realizado pelo Centro Acadêmico do curso de Farmácia (CAFAR) no sábado, 6 de maio, no Centro Vivencial de Alfenas.

“Não se deve utilizar medicamentos sem orientação médica ou de um farmacêutico”, ressalta a professora Luciene Alves Moreira Marques (Faculdade de Ciências Farmacêuticas) sobre o objetivo da atividade que contou com sua coordenação.

Estudantes ofereceram serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, realização de teste ABO-Rh, distribuição de mudas de plantas medicinais, apresentação de projetos, entre outros. (Fotos: Arquivo/CAFAR)

A campanha envolveu serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar, realização de teste ABO-Rh, distribuição de mudas de plantas medicinais, apresentação de projetos, entre outros. “Foi um evento lindo que reuniu diversos projetos da área de saúde e se tornou um verdadeiro sucesso, obtendo-se um fluxo muito grande de pessoas”, compartilhou o estudante do curso de Farmácia, presidente do Centro Acadêmico do curso, David Aparecido Marcelo.

Segundo ele, um dos pontos altos da campanha foi a presença de profissionais e estudantes de cursos ligados à saúde. “Essa interação direta com os especialistas foi fundamental para desmistificar muitos mitos e alertar sobre os perigos da automedicação”, afirmou.

“Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que passaram pelo local, e também com o engajamento e o interesse delas em participar de todas as atividades ali disponíveis e aprender mais sobre o uso adequado dos medicamentos”, completou, acrescentando acreditar que a conscientização é fundamental para evitar problemas de saúde decorrentes do uso indevido de medicamentos.

Um dos pontos altos da atividade foi a interação direta da população com os especialistas. (Fotos: Arquivo/CAFAR)

Os estagiários do curso de Farmácia e outros participantes de projetos voltados para a promoção da saúde atuaram nos serviços à comunidade em ações que abrangeram diferentes faixas etárias. “Tenho orgulho de fazer parte de uma comunidade comprometida com a saúde e bem-estar de todos os seus membros e estou orgulhoso desse lindo evento realizado”, comentou o estudante David Marcelo.

Participaram da atividade, os estudantes vinculados aos projetos: Núcleo de Cuidado Farmacêutico da UNIFAL-MG (NAFAU); Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM); Higiene e segurança dos alimentos; Infecções sexualmente transmissíveis; Centro de Farmacovigilância da UNIFAL-MG (CEFAL); Farmácia Universitária; grupo PET Farmácia; Liga Acadêmica de Farmacologia (LAFAR); Liga Acadêmica de Farmácia Clínica e Hospitalar (LAFACH); Primeiros Socorros; Métodos contraceptivos e Fitoconsciência.

 

(Fotos: Arquivo/CAFAR)