TV Box transformadas em minicomputadores pela UNIFAL-MG são doadas para instituições da região

A doação é resultado da parceria entre a Receita Federal e projeto de extensão do campus Poços de Caldas

A parceria da UNIFAL-MG com a Receita Federal na transformação de TV Box apreendidas em minicomputadores beneficiou 10 cidades do sul de Minas. Os equipamentos, desenvolvidos no âmbito do Programa Além do Horizonte, da Receita Federal, e do projeto extensão de “Descaracterização de aparelhos de TV box apreendidas pela Receita Federal em microcomputadores para escolas públicas”, do campus Poços de Caldas, serão utilizados em escolas municipais e foram entregues em solenidade realizada no dia 15 de maio, em Poços de Caldas, com a presença de representantes da Receita Federal, da UNIFAL-MG e das cidades beneficiadas.

A UNIFAL-MG foi representada pelo prof. Leonardo Henrique Damasceno, docente do ICT e atual diretor do campus Poços de Caldas. (Foto: Divulgação)

O projeto de extensão, coordenado pelos professores Leonardo Henrique Soares Damasceno e Osvaldo Adilson de Carvalho Junior,  docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e atuais diretores do campus Poços de Caldas, e permite que produtos apreendidos por condições irregulares, como caso da TV Box, tenham uma destinação social e beneficiem a comunidade. “A descaracterização dos equipamentos foi realizada dentro do conceito de que as ferramentas de Tecnologia de Informação são a melhor forma de ascensão social no país e, aproveitando ao máximo os recursos que iriam para finalidades ilícitas e que trariam impactos ao meio ambiente, damos um destino mais nobre oportunizando melhores condições de aprendizado a alunos de escolas públicas municipais”, explicou a coordenação.

O coordenador do projeto, Prof. Leonardo Damasceno, no processo de adaptação da TV Box. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nessa etapa, a iniciativa da Receita Federal e da UNIFAL-MG atendeu as cidades de Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas. De acordo com o coordenador, os equipamentos estão aptos para uso e, algumas unidades teste, estão em utilização há quase um ano sem ocorrências ou problemas significativos. Além disso, os equipamentos consomem pouca energia e funcionam até em monitores mais antigos.

O projeto de extensão do campus Poços de Caldas também prevê apoio às prefeituras na manutenção dos equipamentos durante os seis primeiros meses de uso. Dessa forma, segundo a coordenação, é possível aplicar os resultados do projeto em condições mais adequadas possíveis  na disponibilização de recursos de Tecnologia de Informação para alunos da rede pública.

Ainda nessa linha de sustentabilidade do projeto, os professores Leonardo Damasceno e Osvaldo Adilson, vão expandir as ações com atividades de ensino de programação e robótica para as escolas beneficiadas pela parceria entre UNIFAL-MG e Receita Federal. Inicialmente, a cidade atendida será Poços de Caldas e com previsão de atendimento de Alfenas e Varginha, que devem ser beneficiadas com doações de minicomputadores até o mês julho deste ano.

“Em Poços de Caldas há, inclusive, a implantação de projeto piloto para laboratório de informática junto à Secretaria de Educação que, a depender dos resultados, poderá ser empregado no ensino de ferramentas de programação tanto para capacitação de professores quanto para aprendizado dos alunos, trazendo ganhos à Sociedade como um todo”, ressaltou o professor Leonardo Damasceno sobre as perspectivas do projeto.

Sobre o Programa Além do Horizonte

Os equipamentos serão utilizados na educação pública das cidades beneficiadas. (Foto: Divulgação)

O programa de descaracterização de TV Box, da Receita Federal, surgiu em Minas Gerais a partir de com instituições de ensino, visando a destinação sustentável de mercadorias apreendidas. A primeira ação do programa foi realizada em 2021 com a doação de 745 minicomputadores a escolas públicas de oito municípios mineiros. A partir disso, a iniciativa tornou-se nacional e passou a entregar o “Programa Receita Cidadã: Uma Receita de Transformação Social”.

Conforme o Delegado da Receita Federal em Varginha, Eduardo Antônio Costa, a iniciativa possibilita a destinação sustentável de mercadorias apreendidas impróprias para uso e consumo, ao invés da destruição desses produtos. Ele aponta que a parceria com as instituições de ensino, além do benefício para sociedade,  gera impactos também na formação dos estudantes.

“Reforçamos também a importância da experiência na formação profissional dos estudantes universitários, na medida em que poderão acompanhar de perto, com os professores, o processo de descaracterização dos equipamentos que são transformados em minicomputadores. Estamos também economizando recursos públicos e evitando o impacto ambiental gerado pela destruição desses equipamentos, que geram lixo eletrônico”, destacou o delegado da Receita Federal.

Segundo o professor Leonardo Damasceno, principal articulador da parceria da UNIFAL-MG com o órgão, a relação interinstitucional  com a Receita Federal gera resultados positivos para a Universidade, incluindo o recebimento de produtos para utilização nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e na gestão universitária. “A parceria com a Receita Federal é uma via de mão dupla, uma relação do tipo ganha-ganha. Ganha a Receita por dar destino mais nobre aos produtos apreendidos evitando custos econômicos e ambientais; ganha a Sociedade por ter redução de custos na disponibilização de ferramentas tecnológicas a quem mais precisa, capacitando a população para empregos de melhor colocação e ganha a UNIFAL-MG, por transferir técnicas desenvolvida dentro de seus limites cumprindo seu papel fundamental e recebendo o apoio da Receita pela disponibilização de outros bens para o funcionamento do projeto e da própria universidade”, concluiu.