Professores da UNIFAL-MG participam de curso de impressão em 3D com o Nidus Lab Maker; o evento foi promovido pela Agência de Inovação e Empreendedorismo e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, a UNIFAL-MG ofereceu um curso impressão em 3D com o Nidus Lab Maker, para docentes da Instituição, entre os dias 25 e 26/05. A iniciativa buscou contemplar os professores cujo desejo era aprender mais sobre o uso da impressora, bem como desenvolver projetos e iniciativas na Universidade a partir dela. O curso aconteceu de maneira síncrona, na UNIFAL-MG campus Santa Clara.

Segundo a organização, o curso foi idealizado levando em consideração a implementação do Espaço Maker e a necessidade de oferecer respaldo teórico e prático, a fim de que a comunidade acadêmica aproveite o espaço. “É de nosso interesse que, ao terminar o curso, os professores da UNIFAL-MG possuam conhecimento suficiente para utilizar a impressora 3D e implementar novos projetos e iniciativas dentro da Universidade”, afirmou a equipe.

Curso sendo ministrado pelo servidor Paulo Rodrigo Pinto, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). (Foto: arquivo/I9)

O curso foi ministrado pelo servidor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Paulo Rodrigo Pinto, que instruiu os participantes do curso a respeito do uso da impressora 3D de forma prática, apresentando diferentes caminhos e possibilidades do equipamento.

“Apesar da criação e estruturação do Espaço Maker na Universidade Federal de Alfenas ser, por si só, uma grande conquista, consideramos importante, ainda, estabelecer caminhos para que as comunidades interna e externa possam utilizá-lo da melhor forma”, afirmou a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da I9/UNIFAL-MG.

Na oportunidade, a diretora mencionou que o oferecimento do curso “Impressão em 3D com o Nidus Lab Maker” também tem o objetivo aproximar a comunidade ao espaço. “Esperamos que eventos como esse possam fomentar a inovação e o desenvolvimento de ideias dentro da Universidade, culminando em um ambiente cada vez mais colaborativo e próximo aos ideais de uma ‘cultura maker'”, finalizou.

Confira as fotos do evento.