UNIFAL-MG se prepara para primeira edição da Corrida de Rua, a ser realizada neste domingo, 04/06

Evento destinado a servidores, colaboradores e sociedade contará com premiação e atividades de apoio aos participantes

Está chegando a primeira edição da Corrida de Rua, evento organizado pela UNIFAL-MG com o objetivo de incentivar a prática do esporte e de hábitos saudáveis, tendo em vista a preservação e a qualidade de vida da população, assim como o combate ao sedentarismo e a integração entre servidores, colaboradores e sociedade. A iniciativa, a ser realizada no dia 4 de junho, será composta pelas modalidades: corrida (5km ou 10km) e caminhada (5km). O início previsto é às 8h, na Av. Jovino Fernandes de Sales, 2600 – Santa Clara, Alfenas – MG, onde os participantes deverão retornar ao final da corrida. O trajeto completo seguirá para o Distrito Industrial.

No total, são 250 inscritos, de 10 a 70 anos, com expectativa de 400 a 500 pessoas para integrar o evento, devido à participação da comunidade. Os atletas terão apoio da Comissão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da UNIFAL-MG, com alongamento e pilates. Os projetos de extensão Atleta Sem Dor e Mãos que Aliviam vão auxiliar em alongamentos e massagem.

De acordo com o regulamento, a divisão entre as corridas será conforme categorias masculinas e femininas, de 16 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 49 anos; 50 a 69 anos; e acima de 69 anos. A equipe irá disponibilizar aos atletas kits para o trajeto, os quais poderão ser retirados no dia anterior ao evento, das 16h às 18h, e no dia do evento, das 06h30 às 8h, também na Avenida Jovino Fernandes de Sales, 2600 – Santa Clara. É necessário apresentar comprovante de pagamento e documento de identidade. “A largada será realizada ao mesmo tempo entre as categorias da corrida, e, após, será a caminhada”, explica Lucas Cezar Mendonça, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão responsável pela organização do evento.

A premiação aos participantes vencedores contará com troféus para os cinco primeiros colocados (masculino e feminino geral); troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, por idade (masculino e feminino); troféus para as três maiores equipes; e medalha para todos os inscritos que completarem a prova. Não haverá dupla premiação, seguindo a ordem: geral e categoria.

Com o apoio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento fomenta os objetivos e indicadores previstos nos eixos de Extensão e Qualidade de Vida do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A comissão responsável pela organização do Circuito UNIFAL-MG de Corrida de Rua foi instituída por meio da Portaria nº 458, de 16 de Fevereiro de 2023, composta pelos seguintes membros: Lucas Cezar Mendonça; Cláudio Umpierre Carlan; Marcos Coelho Bissoli; Larissa Cagnani Brasileiro; Débora Silva Barroso de Araújo; Diego Azevedo Leite; Juliana Bassalobre Carvalho Borges; Dennis Willian Abdala; e Wendel de Souza Pernambuco, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O regulamento completo para participação está disponível no site: https://www.portaldascorridas.com.br/event-details/circuito-unifal-mg-de-corrida