“Ligantes multifuncionais e hibridação molecular: Aspectos conceituais e aplicação no desenho de protótipos de candidatos a fármacos inovadores para doenças neurodegenerativas” – Flávia Viegas et al.

Integrantes do grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal (PeQuiM) da UNIFAL-MG contribuíram com a publicação de um livro internacional, cuja proposta é apresentar revisões atualizadas sobre os avanços no desenvolvimento de agentes farmacêuticos para o tratamento do sistema nervoso central. O capítulo intitulado “Multi-functional Ligands and Molecular Hybridization: Conceptual Aspects and Application in the Innovative Design of Drug Candidate Prototypes for Neurodegenerative Diseases” faz parte do livro “Frontiers in Clinical Drug Research – CNS and Neurological Disorders” (Fronteiras da Pesquisa em Fármacos Clínicos – SNC e Doenças Neurológicas), recentemente publicado pela editora Bentham Science Publishers, sediada nos Emirados Árabes, conhecida por publicar revistas científicas e livros nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Química, Biologia, Medicina e Ciências da Vida.

Escrito em inglês, o capítulo apresenta uma abordagem das mais recentes características fisiopatológicas das doenças neurológicas (DNs) de maior impacto, representadas pelas doenças de Alzheimer, Parkinson, Huntington e esclerose lateral amiotrófica, tema que pode interessar pesquisadores e estudantes dos níveis de graduação e pós-graduação envolvidos nas áreas da Química Medicinal e Farmacêutica. Os autores apresentam também o estado da arte no desenho de novos ligantes ou fármacos dirigidos a múltiplos alvos (MTDLs), inspirados principalmente em produtos naturais com propriedades adequadas ao desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos.

“O rápido aumento da incidência de demências tem enormes impactos socioeconômicos e custos para os sistemas de saúde governamentais em todo o mundo”, explica Cláudio Viegas Jr., professor e pesquisador do Instituto de Química (IQ) da UNIFAL-MG, líder do grupo de pesquisa que trabalhou na elaboração do capítulo. Conforme ele, apesar da alta incidência de demências, encontrar um tratamento eficaz para os diferentes tipos de doenças neurodegenerativas (DNs) representa até agora um desafio para a ciência. “Os maiores obstáculos relacionados com as DNs são a sua complexidade multifatorial e a falta de conhecimento das diferentes vias fisiopatológicas envolvidas no desenvolvimento de cada doença”, diz.

O pesquisador complementa que os últimos avanços da ciência, especialmente os relacionados com os conceitos de biologia de sistemas, deram novas perspectivas para uma melhor compreensão dessas redes multifatoriais relacionadas com o aparecimento e a progressão das DNs, e de como os químicos medicinais podem atuar na busca por novos candidatos a fármacos e medicamentos modificadores das doenças, capazes de abordar os múltiplos fatores patológicos envolvidos na neurodegeneração.

“O conceito de ligantes ou fármacos dirigidos a múltiplos alvos (MTDLs) vem despertando atenção da comunidade científica mundial e abriu novas janelas para a criatividade e racionalidade dos investigadores de todo o mundo na procura de candidatos a fármacos inovadores capazes de modular diferentes alvos moleculares através de uma única molécula multifuncional”, relata.

Nas últimas duas décadas, segundo o professor Cláudio Viegas, milhares de grupos de investigação têm dedicado os seus esforços à utilização da hibridação molecular como principal ferramenta para o desenho racional de novas estruturas moleculares capazes de expressar atividade biológica multialvo.

Participação na obra internacional

A obra foi organizada por Zareen Amtul, da Universidade de Windsor, no Canadá, e é o 11º volume de uma série de livros, que abrange uma diversidade de tópicos, incluindo a Química Medicinal, a Farmacologia, a Biologia Molecular e a Bioquímica de alvos moleculares contemporâneos envolvidos em perturbações neurológicas e do SNC.

“Frontiers in Clinical Drug Research – CNS and Neurological Disorders é um recurso valioso para cientistas de áreas como a química medicinal, farmacologia e estudantes de pós-graduação que procuram informações atualizadas e críticas para o desenvolvimento de ensaios clínicos e a concepção de planos de investigação no domínio da neurologia”, diz o professor.

Segundo o líder do grupo de pesquisa, a participação na obra se deu a partir do convite da editora endereçado à pesquisadora Flávia Pereira Dias Viegas que, à época, era pós-doutoranda no grupo de pesquisa. “O convite ocorreu em virtude de diversos artigos que o grupo havia publicado no contexto da série da coletânea e que demonstravam nossa militância e certa experiência no assunto”, conta.

Para o pesquisador, participar do projeto foi um grande desafio. “A elaboração desta publicação foi realizada em cerca de dois anos de muito trabalho, envolvendo quase todo o grupo de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal – PeQuiM à época, com dois pós-docs, quatro doutorandos e sete estagiários de iniciação científica”, revela.

A organização das atividades do grupo envolveu a divisão dos autores em equipes para que pudessem fazer a busca na literatura e cobrir cerca de 15 anos dos assuntos de interesse. Dessa forma, as equipes selecionaram as referências e compilaram os dados deram origem ao texto de mais de 130 páginas escritas em inglês. “Foi uma grande oportunidade de estudantes e pesquisadores de diferentes níveis trabalharem em equipe, num terreno fértil ao aprendizado coletivo”, compartilha o professor Cláudio Viegas. “Não foi fácil, mas foi muito proveitoso, e classifico esta como uma das principais e mais desafiadoras produções do nosso grupo de pesquisa até o momento”, afirma.

Participaram do capítulo: Flávia Pereira Dias Viegas, Vanessa Silva Gontijo, Matheus de Freitas Silva, Cindy Juliet Cristancho Ortiz, Graziella dos Reis Rosa Franco, Januário Tomás Ernesto, Caio Miranda Damásio, Gabriel Pinto da Silva Fonseca, Isabela Marie Fernandes Silva, Larissa Emika Massuda, Maria Fernanda da Silva, Thâmara Gaspar Campos, Priscila da Mota Braga e Cláudio Viegas Jr.

Interessados podem adquirir o livro neste link.