“O que é essa tal Sistemática Filogenética?” – Vinícius Xavier da Silva

Como os seres vivos evoluem ao longo do tempo? Um campo que investiga respostas para essa pergunta é a chamada “Sistemática Filogenética” da área das Ciências Biológicas. Foi justamente a experiência de trabalhar com a disciplina “Princípios de Sistemática e Biogeografia” que levou Vinícius Xavier da Silva, biólogo e professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, no Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG, a escrever o livro “O que é essa tal Sistemática Filogenética?”.

Lançada pela editora BookSe de Alfenas em 2022, a obra aborda aspectos da área que de acordo com o autor ainda é pouco compreendida até mesmo para quem é formado em Biologia. “A proposta desse livro foi explicar um pouquinho sobre essa área das Ciências Biológicas, que às vezes é pouco entendida até pelos próprios biólogos”, diz. “Mas eu também queria atingir qualquer pessoa com interesse na biodiversidade, como ela evolui e como pode ser estudada, não necessariamente só biólogos ou estudantes de Biologia”, pontua.

O professor narra que a ideia do livro surgiu como resultado da pandemia, quando precisou preparar textos curtos, objetivos e ricos em ilustração sobre os principais temas da disciplina Princípios de Sistemática e Biogeografia que ministrou para as turmas dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

“Esses textos tinham o objetivo de auxiliar os alunos no seu estudo em casa sobre a matéria. Inicialmente não pensei em um livro. Mas depois de todos os textos prontos, percebi que tinha capítulos de um livro e só faltava reunir tudo e criar uma capa”, conta.

Atento ao fato de que havia uma demanda por referências na área, sobretudo com uma linguagem mais acessível e com ilustrações, o docente seguiu com o projeto do livro que resultou na organização de nove capítulos. A proposta foi então submetida ao edital público Programa de Apoio a Publicações e Eventos, lançado pelo Conselho Regional de Biologia da 4ª Região (CRBio-04), sendo contemplada com financiamento para a publicação.

“Para concorrer neste edital, mandei a proposta do livro em parceria com a empresa júnior do curso de Ciências Biológicas, ConsultBio Jr.”, informa. “Os alunos da ConsultBio me ajudaram com a formatação final e a produção de muitas das imagens do livro”, acrescenta.

Autor da obra – professor Vinícius Xavier da Silva, do Instituto de Ciências da Natureza, ao lado da companheira canina Lena, que partiu recentemente após muitos anos de feliz convívio. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ao longo de 120 páginas, os leitores podem se debruçar sobre temas como as diferentes Escolas de Sistemática, a Seleção Natural, a Escola de Sistemática Filogenética e suas bases, as regras de Taxonomia e uso de chaves de identificação e, ainda, conhecer uma aplicação prática da Sistemática Filogenética na interpretação dos padrões de distribuição geográfica dos organismos, uma das áreas da Biogeografia.

Conforme o autor, há duas contribuições relevantes do livro que merecem destaque. “Uma diz respeito a salientar o papel do naturalista Alfred Russel Wallace no desenvolvimento da ideia de Seleção Natural, quase sempre ignorado e associado apenas a Charles Darwin”, menciona.

Outra contribuição, segundo o professor Vinícius Silva, é a abordagem sobre a Sistemática Filogenética não ser apenas um método de análise da evolução dos seres vivos. “A Sistemática Filogenética é também uma ferramenta de estudo de qualquer mudança ao longo do tempo, como mudanças tecnológicas de origem humana, mudanças culturais, como as diferentes línguas faladas pelo mundo e até mudanças dos espaços físicos ocupados pelos organismos, como continentes e biomas”, enfatiza.

A seguir, confira um trecho extraído da apresentação sobre a obra:

A Sistemática Filogenética é uma área conceitual base para as Ciências Biológicas e traz as primeiras ferramentas para compreender e interpretar a Evolução, outro conceito biológico chave. Não existe Ciências Biológicas sem Evolução e não existe nenhuma dessas duas sem a Sistemática Filogenética. Este livro começa a apresentar essa caixa de ferramentas. Ele abre essa caixa, mostra o nome de cada equipamento, para que serve e como utilizá-lo. Mas está longe de esgotar o assunto, até porque as possibilidades de construção dessas ferramentas é praticamente infinita. Mesmo assim não é um livro voltado apenas para biólogos ou estudantes de biologia (como se eles fossem poucos). Qualquer pessoa que aprecie a natureza, admire a biodiversidade e queira conhecer melhor esses elementos vai simpatizar com alguma parte desta obra. Leitores com questões do tipo “Nós, humanos, somos peixes?”, “É verdade que os dinossauros não estão extintos?”, “O ovo veio antes da galinha?” não encontrarão as respostas explícitas nas páginas deste livro, mas conhecerão os elementos básicos necessários para chegarem sozinhos à resposta “sim” a tais perguntas.

Mesmo que o assunto do livro possa interessar, principalmente o público de estudantes e professores de Ciências e Biologia dos ensinos fundamental, médio e superior, também pode contribuir e agradar qualquer pessoa com curiosidade em conhecer como a biodiversidade muda ao longo do tempo, bem como estudar isso.

O autor cedeu os direitos de venda do livro para a empresa júnior do curso de Ciências Biológicas, a ConsultBio Jr. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail consultbioej@gmail.com ou pelo Instagram @consultbiojr.