UNIFAL-MG realiza evento em praça pública para compartilhar experimentos e resultados das pesquisas em Química realizadas no Brasil; 7ª edição do “Química Faz Bem” acontece na Praça Getúlio Vargas, de Alfenas, no dia 17/06

(Imagem divulgação)

A UNIFAL-MG, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizará, no dia 17/06, a 7ª edição do “Química Faz Bem”. As atividades acontecerão na Praça Getúlio Vargas, de Alfenas, com o objetivo de englobar um público diversificado e com diferentes faixas etárias.

Em Alfenas, o evento terá início às 9h, encerramento às 13h, e contará com a participação de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos envolvidos em pesquisas do Programas de Pós-Graduação em Química, Biotecnologia, Ciências Farmacêuticas e Ciências Ambientais. Em Belo Horizonte, as atividades acontecerão no dia 18/06, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, das 13h às 17h.

Coordenado pelas professoras Danielle Ferreira Dias e Giovana de Fátima Silva, da UNIFAL-MG, o “Química Faz Bem” busca proporcionar, de uma forma mais atrativa, atividades interativas de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para momentos de diálogo entre a comunidade acadêmica e comunidade externa e para a criação de diferentes espaços informais de aprendizado.

Para a coordenadora Danielle Dias, eventos como esse são importantes por levar os conhecimentos construídos na Universidade à população. “A proposta é falar de forma que qualquer pessoa entenda o que vem sendo pesquisado e qual a importância desta pesquisa na vida e no dia a dia das pessoas”, salientou a docente. “Além disso, a Química já tem um estigma de disciplina difícil, complicada, muitos têm medo, e ainda se tem a propaganda de que alguns produtos fariam mal por conta da química, e isto é mais uma inverdade. A Química está em tudo! Em Alfenas, o evento acontece desde 2019.”, completou.

Confira, abaixo, os assuntos que serão abordados durante o evento:

• A biotecnologia que você não vê, mas está pertinho de você!;
  • A ciência dentro da cápsula: você confia no seu medicamento?;
  • A química das abelhas sem ferrão;
  • A voz da ciência na universidade;
  • Biotecnologia Vegetal;
  • Como a química te insere no universo mágico do chocolate?;
  • Compostagem: do lixo ao luxo;
  • Espaço pequeno cientista;
  • Iodo para identificação de amido nos alimentos;
  • Livres e conectados – baterias: as responsáveis pela liberdade;
  • Mais do que bons aromas;
  • Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café no Brasil. Mas o que a química tem a ver com isso?;
  • Mundo coloidal: do corpo humano à tela da televisão;
  • Nariz eletrônico – quando o cheiro se torna digital!;
  • Nutrientes coloridos em alimentos – qual a importância das cores?;
  • O potencial dos metais no tratamento contra o câncer;
  • O que são tecidos inteligentes?;
  • Plantas no tratamento de doenças;
  • Produção de plastificantes a partir do óleo de fritura;
  • Química forense;
  • Química nas cores dos fogos de artifício;
  • Tecendo materiais;
  • Um mundo colorido invisível?;
  • Usos de nanomateriais na medicina;
  • Você sabe o que são as doenças neurodegenerativas?;
  • Você sabe o que são as nanopartículas magnéticas?.

A programação completa do dia 17/06 pode ser acompanhada pela página do Instagram do “Química Faz Bem” (@quimicafazbem).

Na terça-feira, 06/06, os integrantes do projeto realizaram o evento na Sede da UNIFAL-MG, por meio do Instituto de Química da Instituição, e receberam os estudantes de escolas públicas e privadas de Alfenas. Os discentes da Universidade demonstraram aos estudantes de educação básica como a Química atua no dia a dia das pessoas, por meio de experimentos científicos. Confira, abaixo, as fotos desse dia.