UNIFAL-MG busca avançar em ranking que elenca universidades brasileiras com iniciativas inovadoras e empreendedoras

Participação dos discentes é crucial para alavancar a posição da Instituição

A UNIFAL-MG faz parte das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil que participam do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Com a colaboração da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), a Universidade busca ascender na posição do ranking. Para isso, conta com a participação dos discentes na pesquisa de percepção que se encontra aberta e vai até o dia 31 de julho, no link formulário da pesquisa.

O formulário também pode ser acessado por meio do QR Code. (Imagem: I9/UNIFAL-MG)

Por meio de três etapas avaliativas, o RUE elenca as melhores universidades brasileiras com iniciativas inovadoras e empreendedoras.  Entre as dimensões de desenvolvimento avaliadas pelo ranking, estão: cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.

Segundo informações da Agência de Inovação e Empreendedorismo, o questionário de percepção dos discentes das Universidades faz parte de uma das etapas avaliativas, bem como a análise de dados internos das IES e das bases de dados secundários. A pesquisa de percepção se encontra no site do IES Empreendedoras, projeto que abrange o Ranking de Universidades Empreendedoras 23 e o Índice de Institutos Federais Empreendedores 23.

“O alcance de uma posição no RUE é um passo importante no reconhecimento das atividades que vêm sendo desenvolvidas dentro das universidades do país”, argumenta a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, Profa. Izabella Carneiro Bastos. Para ela, esse alcance comprova que as instituições possuem produções que visam o engajamento em iniciativas empreendedoras, bem como verifica a qualidade das atividades que são instituídas.

Na última edição do projeto, mais de 24 mil estudantes de graduação contribuíram para o melhor entendimento da educação superior brasileira, por meio da pesquisa. O questionário pode ser respondido por alunos de graduação ou recém-formados das universidades, públicas ou privadas, e institutos federais.

Empreendedorismo e Inovação na UNIFAL-MG

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, entre os anos de 2021 e 2025, tem como um dos seus eixos temáticos a “Gestão, Inovação e Internacionalização”. Aliada às tendências modernas, a Universidade busca se tornar uma Instituição cada vez mais empreendedora.

Segundo a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, a UNIFAL-MG, desde 2011, conta em sua estrutura organizacional com a Agência, criada através da transformação do antigo Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual NIPI/UNIFAL-MG (instituído em 2007).

Entre os principais objetivos regimentais da Agência de Inovação e Empreendedorismo, segundo ela, estão criar, edificar e difundir a cultura da propriedade intelectual, da transferência de tecnologia, do empreendedorismo e da inovação na UNIFAL-MG.

“Um importante passo da Universidade no sentido de fortalecimento do empreendedorismo universitário foi a implementação, no ano de 2020, da Política de Inovação da UNIFAL-MG”, citou a professora. “Essa política estabelece diretrizes claras no sentido de fomentar o empreendedorismo acadêmico, individualmente e em parcerias com órgãos públicos e privados, estabelecendo modelos de gestão que apoiem tais iniciativas, inclusive por meio de mecanismos promotores de empreendimentos inovadores e de participação no capital social de empresas”, completou.

Conforme a diretora, no ano de 2023, até o presente momento, a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) e a NidusTec já realizaram cerca de 14 diferentes ações nas áreas de inovação e empreendedorismo. Entre os eventos realizados, destaca-se: Curso de Pré-Incubação; Negócio de Mulher; Mês da Inovação; Inovação aberta e parcerias entre universidades e empresas para desenvolvimento tecnológico e inovação, e evento realizado em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia da Nestlé.

Além dos eventos, outro ponto destacado pela professora Izabella Bastos foi a inauguração dos laboratórios de criação Niduslab Maker, um em cada campi da Universidade. “Ainda há muito espaço a evoluir, entretanto se faz necessário um esforço conjunto e integrado de toda a Instituição, contando com os alunos para o preenchimento do formulário de pesquisa elaborado pelo RUE”, finalizou.

Nos últimos anos, a UNIFAL-MG saltou da 106ª colocação para 87ª no Ranking das Universidade Empreendedoras.