Em reunião com prefeitura de Varginha, representantes da UNIFAL-MG no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher acompanham criação de Centro Integrado de Atendimento à mulheres e pessoas LGBTQIAP+ vítimas de violência

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Varginha, que conta com representação docente da UNIFAL-MG e entidades da sociedade civil organizada e do Estado, se reuniu com o prefeito da cidade, Verdi Leonardo, para acompanhar o andamento do relatório de “Políticas Públicas para e pelas Mulheres”, instaurado em 2022 no município. A reunião, ocorrida em 31/05, tratou da criação do Centro Integrado de Atendimento para mulheres e pessoas LGBTQIAP+ vítimas de violência.

Além do prefeito de Varginha, estavam presentes na reunião as conselheiras Mônica Cardoso e Marilaine Rabelo e as professoras do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG Janaina de Mendonça Fernandes e Fernanda Mitsue Soares Onuma, que são conselheiras representantes da Universidade.

Segundo representantes, “a prefeitura já tem alguns locais prospectados e está verificando as questões burocráticas e legais para dar andamento ao projeto”, contou a docente Janaína Fernandes.

Na oportunidade, a professora relatou que a UNIFAL-MG continuará acompanhando a implementação da política que a Instituição ajudou a construir com o Conselho. “O próximo passo é a definição do local do Centro e sua implantação”, afirmou.

Para mais informações a respeito das “Políticas Públicas para e pelas Mulheres”, acesse: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2022/08/25/unifal-mg-contribui-para-elaboracao-de-relatorio-de-politicas-publicas-em-prol-de-mulheres-do-municipio-de-varginha-documento-aponta-para-criacao-de-centros-de-atendimento-e-patrulha-de-prevencao-a-v/