Programa de extensão da UNIFAL-MG sobre Processo de Enfermagem viabiliza ações para Atenção Primária à Saúde e Hospitalar, Educação e Tecnologia

Projetos APEC colaboram para formação de estudantes de graduação e pós-graduação da Instituição e educação permanente de profissionais da saúde de Alfenas

O Processo de Enfermagem (PE) é considerado uma ferramenta essencial para a prática de enfermagem baseada em evidências e centrada no paciente. Logo, fortalecer o entendimento e a aplicação do PE é uma necessidade para preencher lacunas de conhecimentos e promover a atualização dos profissionais da área. Pensando nisso, docentes e estudantes da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG criaram o programa de extensão “Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado – APEC”, visando aprimorar a formação dos estudantes e profissionais de enfermagem, bem como garantir a qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados à população.

Com público-alvo abrangente, que envolve desde estudantes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG até enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem vinculados a Atenção Primária à Saúde e Atenção Hospitalar de Alfenas e seus pacientes, o programa é constituído por quatro projetos de extensão, a saber:

  • Aplicação do processo de enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde (APEC-APS)
  • Aplicação do processo de enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Hospitalar (APEC-H)
  • Aplicação do processo de enfermagem no cuidado como educação permanente (APEC-EDUC)
  • Aplicação do processo de enfermagem no cuidado por meio da tecnologia (APEC-TEC)
(Foto: arquivo do programa)

Segundo a coordenadora do programa, a professora Isabelle Cristinne Pinto Costa, as atividades são realizadas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão para disseminar o conhecimento sobre o Processo de Enfermagem tanto dentro da comunidade acadêmica como na sociedade em geral. “Como proposta de ensino destaca-se o desenvolvimento do “Curso de Atualização: Processo de Enfermagem com ênfase na NANDA-I, NIC e NOC”, que será ofertado na modalidade de Educação à Distância. A interface da extensão está sendo concretizada por meio das atividades de educação continuada aos profissionais vinculados a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Já em relação à pesquisa, encontram-se em desenvolvimento dois estudos e já apresentamos palestras e alguns trabalhos em outras instituições, como USP e Grupo UNIS”, contou.

De acordo com a professora Isabelle, algumas observações interessantes já foram identificadas pelos grupos que compõem os projetos, como maior conscientização sobre o Processo de Enfermagem, melhoria na qualidade do cuidado e integração entre ensino, pesquisa e extensão. “Durante o desenvolvimento do Programa APEC, foi possível observar um aumento na conscientização e compreensão do PE entre a comunidade acadêmica e os profissionais de enfermagem. Isso se refletiu em uma maior aplicação e utilização do processo em diferentes contextos de cuidado. Além disso, os envolvidos no programa se beneficiam de uma abordagem abrangente e holística, que combina aquisição de conhecimento teórico, aplicação prática e contribuição para a produção de novos conhecimentos científicos”, afirmou.

Yasmim Ribeiro Fracaroli participa do APEC-EDUC (Foto: Arquivo pessoal)

Os acadêmicos participantes do programa também já notam mudanças positivas, como Yasmim Ribeiro Fracaroli, do 5º período de Enfermagem que atua no APEC/EDUC. Para ela, sua motivação se agarra à crença na mudança que o programa propõe para a autonomia, respeito e melhora do cuidado da Enfermagem. “Essas mudanças dependem da educação dos profissionais e futuros profissionais. Por isso, dentre as atividades realizadas, atualmente, tenho me dedicado muito à pesquisa e estou amando participar da produção do curso de capacitação. Vale destacar minha paixão pela extensão, vertente responsável por levar todo conhecimento adquirido e produzido à comunidade, acadêmica ou não”, afirmou Yasmim.

Bárbara Matioli Lapa Dias faz parte do projeto APEC-H (Foto: Arquivo Pessoal)

Bárbara Matioli Lapa Dias, também do 5º período, participa do APEC-H e acredita que, por meio da educação permanente dos profissionais da equipe de enfermagem, tem sido capaz de dividir os conhecimentos adquiridos, favorecendo a carreira deles e a própria. “Levar o aprendizado da sala de aula e transmitir tanto para o público externo quanto para a equipe de enfermagem do hospital é de suma importância para minha formação e para minha futura carreira profissional. Além disso, outra função importante do projeto diz respeito a detecção de adversidades e dificuldades na aplicação do Processo de Enfermagem, por isso considero tal ação tão importante, e fico extremamente grata e contente de fazer parte e contribuir um pouco em tudo isso!”, contou.

Geovana Tosatti Petraccone está no 5º período de Enfermagem e participa do programa APEC (Foto: Arquivo Pessoal)

Já Geovana Tosatti Petraccone, 5º período do curso, está no APEC-APS, mas também é responsável pelo perfil do programa no Instagram, que compartilha postagens sobre assuntos relacionados aos projetos. “Estou atuando no curso “Instrumentalizando profissionais de enfermagem” e isso me cativou ainda mais, porque é um curso que vai ser online e vai ajudar a equipe de Enfermagem, englobando profissionais da APS, hospitalar e educação, para abranger seus conhecimentos e entender que muitos já fazem Processo de Enfermagem, mas não sabem”, ressaltou.

Saúde e tecnologia 

Os projetos do programa APEC possuem ações específicas, mas, em conjunto, todos têm como objetivo a implementação do Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde e no ambiente hospitalar. Como a maioria dos países estão adotando o Registro Eletrônico em Saúde (RES), a fim de proporcionar um atendimento seguro e de qualidade, buscando melhorar a gestão das informações de saúde dos pacientes e a comunicação entre os profissionais de saúde, o programa APEC também busca promover a utilização do RES.

“Além da implementação do PE, buscamos promover a utilização do Registro Eletrônico em Saúde como uma ferramenta essencial para aprimorar a qualidade e segurança dos cuidados de saúde. A combinação dessas iniciativas visa fornecer um atendimento mais eficiente, integrado e centrado no paciente, tanto na Atenção Primária à Saúde quanto no ambiente hospitalar”, explicou a coordenadora do programa, Profa. Isabelle.

Coordenado pelo técnico-administrativo em educação, Tiago Silveira, o projeto “Aplicação do processo de enfermagem no cuidado por meio da tecnologia (APEC-TEC)” é a dimensão do programa voltada para a tecnologia no Processo de Enfermagem. Entre seus objetivos está informatizar as etapas que compõem o PE – coleta de dados/ histórico de enfermagem; diagnóstico; planejamento; implementação; avaliação – para a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, além de cooperar com a implantação de um Sistema de Apoio à Decisão Clínica (SADC), tanto para os acadêmicos de Enfermagem, quanto para unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e instituições hospitalares de Alfenas.

Tiago Silveira é o coordenador do APEC-TEC (Foto: Arquivo Pessoal)

“Essa vertente do Programa é muito interessante e desafiadora ao mesmo tempo. Vamos ter que unir ‘dois mundos’ diferentes, a Ciência da Computação e a Enfermagem por meio da teoria, tecnologia e a prática em si. Como ter êxito de conseguir atrair o interesse do profissional da saúde para dentro do mundo das tecnologias, e, ao mesmo tempo, fazer com que todo o cuidado e a atenção com os pacientes não sofra qualquer prejuízo? Esse é o desafio que enfrentaremos”, informou Tiago, que atua no Departamento de Ciência da Computação como Analista de Tecnologia da Informação.

Para ele, o caminho é seguir um passo de cada vez. “O primeiro passo é unir os dois mundos por meio de um sistema simples a ser utilizado por todos os profissionais da saúde. Em seguida, virá a parte fundamental desse elo: desenvolvimento do sistema de recomendação automático para suporte à decisões clínicas, que terá como base a Inteligência Artificial. Como todos sabemos, a ciência de dados e a IA são o futuro de todos os projetos nos dias de hoje, uma vez que o conhecimento agregado por elas, quando aplicado de forma correta, é capaz de elevar quaisquer projetos a um patamar superior, se comparado a projetos que não usam tais recursos. E é isso que queremos para o nosso sistema, algo que traga revolução para a área da Enfermagem com uma pesquisa aplicada da Ciência da Computação”, explicou.

Otávio Izidoro, é um dos integrantes do APEC-TEC (Foto: arquivo pessoal)

O estudante do 8º período de Ciência da Computação, Otávio Augusto Marcelino Izidoro, é um dos integrantes do APEC-TEC e sua motivação vem do planejamento e execução das atividades para criação do novo sistema. “O conhecimento na linguagem de programação tem sido grande por estar mexendo com um projeto desse porte. Tem também a questão de gerenciamento de projeto e arquitetura do sistema, que está sendo incrível. Nós estamos desenvolvendo e colocando em prática o que aprendemos na graduação”, comentou.

Para o coordenador do APEC-TEC, o ponto mais importante do projeto é o sucesso da união entre a Enfermagem e a Ciência da Computação: “é isso que buscamos. Estamos muito empenhados e animados com o desenvolvimento desse projeto, de forma a trazer uma boa contribuição para o programa como um todo”, finalizou Tiago.

Fotos: arquivo do Programa APEC