Estudantes de Geografia da UNIFAL-MG visitam Defesa Civil de Poços de Caldas e INMET de São Carlos e São Paulo

Os estudantes do curso de Geografia da UNIFAL-MG visitaram, nos dias 10 e 11 de julho, a Defesa Civil de Poços de Caldas e o Instituto Nacional de Meteorologia de São Carlos e São Paulo para conhecer o trabalho realizado pelos órgãos. A atividade faz parte do plano de ensino da disciplina de Climatologia Geral, ministrada pelo docente do curso de Geografia Paulo Henrique de Souza nas modalidades Licenciatura e Bacharelado. Participaram todos os estudantes regularmente matriculados na disciplina, bem como monitores vinculados.

Paulo Henrique de Souza é professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com o docente, a atividade foi planejada na elaboração do plano de ensino da disciplina para conferir capacitação aos discentes, por meio do diálogo entre parte teórica e prática do conteúdo. As atividades tiveram início no dia 10 e terminaram no dia 11.

Na parte da manhã do dia 10, os estudantes tiveram palestra realizada pela equipe da Defesa Civil de Poços de Caldas, nas dependências da UNIFAL-MG, campus Poços. Além da palestra, eles fizeram visita monitorada aos pontos de monitoramento dos eventos climáticos, onde são instalados equipamentos, e pontos críticos da cidade, em situações de risco.

Como órgão responsável pela proteção da população e pela redução dos riscos decorrentes de desastres naturais ou emergências, a Defesa Civil atua no planejamento, na prevenção, na resposta e na recuperação diante de eventos que podem colocar em perigo à segurança e ao bem-estar da comunidade.

No período da tarde, o grupo visitou a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) instalada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Houve apresentação sobre a estação e a estrutura da coleta de dados distribuída em território nacional. A apresentação foi realizada pelo egresso da 3ª turma do curso de Geografia da UNIFAL-MG Bruno César dos Santos, agora doutor em pesquisas climatológicas pela USP de São Carlos.

Para finalizar as atividades, no dia 11 o grupo visitou o INMET de São Paulo para conhecer as instalações do instituto e entender como os dados de superfície (estações) e atmosféricos (satélites) são analisados para a elaboração de boletins e previsões meteorológicas.

Na oportunidade, o professor Paulo Henrique de Souza salientou a contribuição da UNIFAL-MG para o desenvolvimento da ação. Segundo ele, a Universidade oferece aos estudantes a execução das atividades acadêmicas de cada disciplina na forma de aulas teóricas e atividades práticas, viabilizando, gratuitamente, o deslocamento aos locais visitados e facilitando a construção de parceria para o desenvolvimento das ações.

De acordo com o professor, atividades desse tipo “capacitam os estudantes a ocupar espaços de atuações multidisciplinares nos quais o geógrafo tem o papel no planejamento estratégias e na elaboração de protocolos úteis à ocupação e gestão do espaço pelo homem”. Além da qualificação profissional, o docente pontuou que as atividades despertam a atenção do aluno para o “retorno que o aprendizado obtido nos anos de graduação pode oferecer à sociedade”.

Para o docente, as atividades também contribuem no aprimoramento da prática docente no que diz respeito ao “contato estabelecido com novas metodologias, técnicas e equipamentos utilizados por outros pesquisadores fora do ambiente universitário, bem como à assimilação dinâmica de demandas e desafios apresentados neste campo de atuação”, finalizou.

Confira as fotos da ação.

(Fotos: arquivo pessoal/Paulo Henrique de Souza)