Servidores da UNIFAL-MG Campus Poços de Caldas participam de Workshop de Metodologias Ativas de Ensino na Unicamp

Servidores da UNIFAL-MG do Campus Poços de Caldas, participaram da 5ª edição do Workshop de Metodologias Ativas de Ensino, promovido pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Unicamp. Realizado de 19 a 21 de julho, o evento buscou proporcionar atualização e capacitação de professores e futuros professores, divulgar resultados de pesquisas realizadas em sala de aula, em escolas e universidades, bem como discutir de que forma o conhecimento científico pode ser aplicado ao processo ensino-aprendizagem.

Os docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG apresentaram trabalhos que são frutos de atividades realizadas no Projeto ValorizAção da Docência, do Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC). Coordenado pela pedagoga do campus Poços de Caldas, Amanda Rezende Costa Xavier, nesse projeto os professores são chamados a escrever narrativas sobre suas práticas em aula, o que leva a um processo de reflexão, teorização e ressiginificação das práticas pedagógicas.

Amanda Rezende Costa Xavier é pedagoga e coordena o Projeto ValorizAção da Docência no campus Poços de Caldas (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com Amanda, os professores participantes do Projeto ValorizAção do PRODOC foram convidados a participar do evento e contaram com seu apoio para escreverem suas narrativas e submeterem conforme as regras do evento. Segundo ela, os trabalhos foram avaliados por pareceristas ad-hoc duplo cego e foram aprovados para apresentação.

“A participação em eventos do campo da Educação proporciona a traslação do conhecimento produzido em aula, permitindo uma partilha de conhecimentos que alimenta a experiência pedagógica dos professores. Por outro lado, também permite que o próprio PRODOC, Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UNIFAL-MG seja reconhecido, proporcionando possibilidades de criação de novas redes que resultam em benefícios para o Programa e para a UNIFAL-MG”, afirmou Amanda, que foi co-autora em todos os trabalhos apresentados.

(Foto: arquivo pessoal)

A professora Carolina Del Roveri, geóloga, apresentou o trabalho intitulado “A sala de aula invertida em uma unidade curricular do curso de Engenharia de Minas: efetividade na aplicação da metodologia ativa x momento de utilização”, trazendo um estudo das modificações introduzidas na aula em diferentes momentos de oferta da unidade curricular, assim como dos desafios presentes nesse processo. O professor Daniel Juliano da Silva Pamplona, físico, apresentou o trabalho “Uma experiência de organização didática que ultrapassou a pandemia: o novo normal”, que retrata o processo de transformação didática de uma unidade curricular, cujos efeitos continuaram a se revelar após o retorno ao ensino presencial. Já a Professora Giselle Patrícia Sancinetti, engenheira química, apresentou o trabalho “Uso da gamificação como metodologia ativa na avaliação de unidades curriculares do curso de Engenharia Química”, trazendo uma perspectiva em que os próprios estudantes são autores da produção desses jogos, que se configuram em atividades avaliativas colaborativas.

Durante a participação no workshop, Amanda também compôs a mesa redonda “Formação Docente” e proferiu a palestra “Idealização e concretização de um programa de formação pedagógica docente na Universidade: PRODOC – a experiência da UNIFAL-MG”, apresentando aos congressistas a historicidade do PRODOC, sua fundamentação conceitual e os projetos que compõem o Programa.

Fotos: Arquivo Pessoal Amanda Rezende