Pesquisa de egresso da UNIFAL-MG é selecionada para a 9ª edição do Festival de Música e Literatura de Taubaté

A 9ª edição do Festival de Música e Literatura de Taubaté (SP) contou com atividades realizadas por Leandro de Souza, egresso do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG. Realizadas no dia 11 de agosto, a primeira ação foi em formato de oficina direcionada a estudantes do ensino público da rede regular do município e a segunda, um espetáculo musical. O evento acontece do dia 03 a 23 de agosto.

Na foto, Leandro de Souza está acompanhado dos participantes do evento. (Foto: arquivo pessoal)

As atividades ministradas no festival são frutos da pesquisa concluída no ano de 2020 pelo egresso, sob orientação do professor Carlos Tadeu Siepierski. Para Leandro de Souza, a pesquisa rendeu o objeto de aprendizagem, cujo nome é o mesmo que o de sua dissertação de mestrado “Antiepopeia dos Descobrimentos”, bem como a apresentação musical denominada “Naufrágio D’Almas”.

A seleção dos participantes do evento foi feita a partir de chamamento público, na qual foram selecionadas diversas apresentações nacionais e internacionais.

“O primeiro momento foi a apresentação do objeto de aprendizagem em que ministrei uma oficina sobre a temática para estudantes do ensino integral da rede pública da Escola Estadual Professor Cesídio Ambrogi. O segundo momento foi realizado uma apresentação musical intitulada Naufrágio D’ Almas em que canto relatos de Naufrágio do século XVI e que se encontram na obra História Trágico Marítima (1837/1838)”, explicou o palestrante.

A oficina “Antiepopeia dos Descobrimentos” seguiu em três etapas: Aprofundamento na época dos descobrimentos, As grandes navegações e seus relatos de naufrágio e Um mergulho ao som da viola e da poesia.

Segundo o artista, é prazeroso socializar a pesquisa produzida dentro da Universidade e possibilitar a troca de conhecimentos com estudantes da escola pública. “É uma honra poder representar a minha cidade em um evento tão importante para o cenário das Humanidades e, ao mesmo tempo, poder compartilhar as pesquisas realizadas na Universidade Federal para adolescentes da rede pública de ensino”, destaca o pesquisador.

“Vejo isso como função de todo cientista, levar o conhecimento para todos os cantos possíveis inclusive as salas de aulas públicas”, completa.

Confira as fotos do evento. (Foto: arquivo pessoal)