Universitários do campus Poços de Caldas concluem graduação e comemoram em cerimônia de colação de grau

Formandos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, se graduaram na última sexta-feira, 18/08. A solenidade festiva contou com a participação do reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, representantes da gestão administrativa e das coordenações dos cursos, homenageados, familiares e amigos dos formandos.

Do total de 88 novos profissionais que concluíram o ensino superior pela Universidade, 34 se graduaram no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), 16 em Engenharia Ambiental, 9 em Engenharia de Minas e 29 em Engenharia Química. A formanda do curso de Engenharia Química, Ana Flávia Ribeiro Santos, prestou o juramento solene e requereu os graus acompanhada dos demais colegas.

A oradora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Juliana Moraes Domingues (Foto: Dicom)

Durante a solenidade foi entregue o prêmio “Destaque Acadêmico” para as bacharelas Isabelle Ferreira, Tainara Domingues da Silva e Sabrina Casagrande Souza, por terem se destacado nas atividades curriculares durante sua trajetória na Universidade. A oradora do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Juliana Moraes Domingues, lembrou os amigos sobre a jornada de desafios, conquistas e aprendizados que trilharam ao longo do curso. “Lembro-me das vezes em que nos questionamos sobre estar no curso certo, das noites em que pensamos em desistir diante das dificuldades, mas aqui estamos, provando a nós mesmos que somos capazes de alcançar o que parecia inalcançável. Essa jornada não foi apenas sobre adquirir conhecimento acadêmico, mas sobre desenvolver uma capacidade de superação, colaboração e habilidade analítica”, afirmou.

O orador das Engenharias, o Engenheiro Químico, Arthur Mestre Silvino (Foto: Dicom)

Na sequência, o orador das engenharias, Arthur Mestre Silvino, comemorou a vitória ao lado dos colegas. “Hoje, olhamos para trás com orgulho, não apenas pelo diploma que recebemos, mas pelas transformações que vivenciamos. Nossa formação não se limitou aos cálculos, equações e teorias. Ela nos ensinou resiliência, trabalho em equipe e a importância de pensar além dos limites convencionais. Ao olhar para as diversas pessoas que estão se formando junto comigo, sinto que também fui responsável pela conclusão dessa etapa na vida de vocês e sinto que muito do que sou hoje também leva um pouco de cada um de vocês”, disse.

O Prof. Laos foi o paraninfo do BICT (Foto: Dicom)

O paraninfo do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prof. Laos Alexandre Hirano, utilizou ideogramas em japonês para proferir sua mensagem aos formandos, enfatizando que as dificuldades encontradas ao longo da jornada são essenciais para o crescimento e amadurecimento dos novos profissionais. Para ele, com um novo olhar, é possível sentir gratidão por estes momentos ao longo da vida, já que exercem mudanças positivas na vida de cada um. A paraninfa dos cursos de engenharia, Profa. Giselle Patrícia Sancinetti e a a vice-diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia, Profa. Carolina Del Roveri, reforçaram, em discursos emocionados, o quão privilegiados os novos profissionais são pela oportunidade de concluir um curso superior em uma universidade pública. “Orgulhem-se sempre desta conquista em toda sua carreira e não se esqueçam disso durante sua trajetória. Não deixem de lembrar da UNIFAL-MG com respeito e gratidão. Voltem quando quiserem, esta casa também é de vocês. Confiem na competência, potencial e talento que possuem, vocês atingirão todos os sonhos e objetivos que projetaram para suas vidas”, ressaltou Giselle.

O diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha, lembrou os formandos do desempenho dos cursos no Enade. “Um fator importante que não se deve esquecer nesse momento é que a formação de vocês se deu através de um ensino público, gratuito e de qualidade. E isso pode ser comprovado através do desempenho dos cursos da UNIFAL-MG campus Poços de Caldas no ENADE, onde tivemos cursos com nota 4 e 5! Isso demonstra o comprometimento do corpo docente, dos técnicos administrativos e gestores da nossa Universidade. Mas, o mais importante é o amor e comprometimento que vocês tem pelos cursos do campus de Poços de Caldas e isso faz toda a diferença. Orgulhem-se disso, carreguem a UNIFAL-MG para sempre no coração e defendam a ideia de continuidade e fortalecimento das Universidades Federais, para que outras pessoas possam ter a oportunidade que vocês tiveram”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Ferreira Lima, parabenizou as turmas ressaltando a trajetória de cada um. “Perseverem, parabéns por estarem aqui e não desistam, nós precisamos de vocês!”. Por fim, o reitor da UNIFAL-MG encerrou a solenidade parabenizando a todos que estiveram ao lado durante a trajetória dos formandos do campus Poços de Caldas. “Vocês são os sonhos de quem cuida de vocês. Vocês são sonhos que a família de vocês escolheram”, disse o Prof. Sandro, que também aproveitou a oportunidade para abordar os desafios políticos que a Universidade enfrenta nos últimos anos no país e o papel dos novos profissionais na comunidade em que vivem.

O bóton de divulgação da UNIFAL-MG será entregue a todos os servidores da Instituição (Foto: Dicom)

Ainda durante a solenidade, foi realizada a entrega simbólica dos bótons de divulgação da UNIFAL-MG aos servidores da Universidade do campus de Poços de Caldas. O reitor entregou os bótons para o Prof. Cassius Anderson Miquele de Melo e Kênia Eliber Vieira, representantes dos servidores da carreira docente e técnico-administrativa, respectivamente.

Também estiveram presentes na colação de grau o coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prof. Rodrigo Sampaio Fernandes, o coordenador da Engenharia Ambiental, Prof. Paulo Henrique Bretanha Junker Menezes, o coordenador da Engenharia de Minas, Prof. Matheus Fernando Ancelmi, a coordenadora da Engenharia Química, Profa. Jaqueline Costa Martins e o professor homenageado dos cursos de engenharia, Leandro Lodi.

 

Fotos: Dicom