Em reunião com deputada estadual da Rede Sustentabilidade, Reitor da UNIFAL-MG apresenta demandas institucionais

A UNIFAL-MG, por meio da Reitoria, estabelece diálogo com representantes eleitos de diversos partidos políticos com objetivo de apresentar as atividades universitárias e buscar apoio institucional e financeiro para a sustentação da Universidade. Uma das interações ocorridas em agosto (25), foi a visita da deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade. A deputada foi recebida pelo Reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, no campus sede.

Na visita, a deputada Ana Paula Siqueira foi acompanhada por representantes locais da Rede Sustentabilidade e do PSOL , entre eles o professor Marcelo Polo, docente aposentado da UNIFAL-MG, Sander Simaglio, do Movimento Gay de Alfenas, Guilherme Abraão, ambientalista e estudante de mestrado da Universidade, e Camila Lelis,  professora e aluna do curso de História da UNIFAL-MG.

Na ocasião, o Reitor da UNIFAL-MG apresentou demandas institucionais à deputada Ana Paula Siqueira. (Foto: Ivanei Salgado)

Entre os assuntos abordados na visita, o reitor destacou ações da área de sustentabilidade desenvolvidas na UNIFAL-MG, como as usinas fotovoltaicas instaladas em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas, visando a produção de energia limpa para funcionamento dos campi. Atualmente, são 2260 placas com capacidade de geração de 818 kWp, o que representa 30% do consumo de energia da Universidade.

Sobre esse tema, a deputada Ana Paula Siqueira se comprometeu em ajudar na articulação com a  Ministra Marina Silva, também da Rede Sustentabilidade, para apresentar o projeto e as necessidades da UNIFAL-MG ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil. Com a ampliação do investimento em usinas fotovoltaicas a intenção é reduzir ainda mais os gastos com a conta de luz e se tornar autossustentável em geração de energia.

A pauta da reunião realizada durante a visita da deputada Ana Paula Siqueira também incluiu as construções em andamento da Universidade, entre elas da nova Clínica de Odontologia da Unidade Santa Clara, em Alfenas, que após concluída vai ampliar o atendimento odontológico da Universidade.

Deputada Estadual Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade. (Foto: Divulgação)

O reitor também apontou a necessidade de recursos para construção de um Hospital Universitário para ampliação do atendimento médico na região e dos campos de estágio dos estudantes de Medicina da UNIFAL-MG. Nesse sentido de ampliação de investimentos na Universidade, o professor Sandro Cerveira, pediu apoio à deputada Ana Paula Siqueira em possíveis tratativas e na transferência de recursos via emenda parlamentar.

“Receber a deputada Ana Paula Siqueira em nossa Universidade, é uma oportunidade importante de fortalecimento da interação com o poder legislativo e de ampliação do diálogo com o campo político progressista.  Além disso é fundamental para apresentar a importância da UNIFAL-MG não só na área de educação superior, mas também de todo engajamento social na saúde pública, na sustentabilidade ambiental e na produção de ciência e tecnologia”, destacou o reitor Sandro Cerveira.