Ciência a serviço da produção cervejeira de qualidade

Vem aí mais uma oficina do projeto Cerveja com Ciência; inscrições vão até dia 12 de setembro

O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, de acordo com o Relatório Global de Consumo de Cerveja da Kirin Holdings, o qual resume o consumo de cerveja em 170 países. Um em cada oito municípios brasileiros possui pelo menos uma cervejaria registrada, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Números como esses confirmam o quanto a cerveja desempenha um papel significativo no cenário cultural, econômico e social brasileiro, o que também justifica a importância e a consolidação do projeto de extensão Cerveja com Ciência da UNIFAL-MG.

Coordenadores do projeto: Prof. Gabriel Gerber Hornink – pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) -, e Bruno Martins Dala Paula – pesquisador da Faculdade de Nutrição (FANUT). (Fotos: Arquivo Pessoal)

Criado em 2019, a partir de uma disciplina eletiva iniciada em 2017, o projeto busca divulgar a cultura cervejeira, utilizando os conhecimentos científicos da Bioquímica, Química, Física, Nutrição, Geociências, Estatística, Administração e outras áreas. De forma interdisciplinar, a equipe liderada pelos professores, Gabriel Gerber Hornink – pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) -, e Bruno Martins Dala Paula – pesquisador da Faculdade de Nutrição (FANUT) -, otimiza a produção e a melhoria da qualidade das cervejas.

Como resultados das atividades da equipe, está a criação do e-book Glossário Cervejeiro, a produção de materiais como infográficos, a realização de lives e cursos presenciais na UNIFAL-MG, nos quais, os participantes produzem cerveja artesanal e realizam a análise sensorial do produto.

Em cursos presenciais, os participantes são motivados a produzirem cerveja artesanal e a realizar a análise sensorial do produto. (Foto: Arquivo/Projeto Cerveja com Ciência)

“Estamos com a série ‘Microrganismos na produção cervejeira’, com 18 temáticas que resultaram em infográficos, boletins e, para o ano de 2024 produziremos um e-book sobre o assunto”, conta o professor Gabriel Hornink. A série conta com a colaboração de pesquisadores não apenas da UNIFAL-MG, mas também da UFSC, da UFSCar e da UFRJ. Conheça a equipe.

Segundo o coordenador do projeto, em 2022, somente em infográficos foram 14 e já são nove até o momento em 2023. Esses infográficos apresentam informações de temas como “Ferramentas para o controle da qualidade na produção”, “Cerveja sem álcool”, “Microrganismos na produção de cervejas de baixo teor alcoólico”, “Leveduras não-Saccharomyces alternativas na produção cervejeira”, entre outros.

O grupo também produziu três boletins informativos em 2022 que abordaram assuntos como “Microrganismos na produção cervejeira”, “Saccharomyces: conhecendo o gênero” e “Saccharomyces cerevisiae”. Neste ano de 2023, já saiu um boletim sobre o tema “Principais contaminantes”.

Cerveja como tema de pesquisa

A cerveja também é assunto para pesquisa em trabalhos de conclusão de curso. Recentemente, dois TCCs foram finalizados no curso de Especialização em Tecnologia e Qualidade em Produção de Alimentos. O trabalho “Uso das ferramentas de controle de qualidade de Ishikawa na produção de cerveja: uma revisão sistemática” foi desenvolvido pela discente Gabrielle Coelho Leal; e a pesquisa “Uso de leveduras não-Saccharomyces para produção de cerveja sem álcool ou com baixo teor alcoólico: uma revisão sistemática” foi defendida pela discente Angélica Cristina de Souza.

Produção cervejeira com os estudantes da disciplina em 2019. (Foto: Arquivo/Projeto Cerveja com Ciência)

O acadêmico Tallis Vinícius Araújo da Silva, do curso de Biotecnologia, desenvolve o projeto de iniciação científica “Aumento de valor agregado da cerveja: Inserção, validação e avaliação de equipamentos e insumos inovadores”.

“As atividades de pesquisa são desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa InterAção Bioquímica, no laboratório de pesquisa do Departamento de Bioquímica e no Laboratório de Nutrição Experimental”, explica o professor Gabriel Hornink.

Além dessas atividades, o pesquisador comenta que o projeto já recebeu duas visitas virtuais em 2023 e promoveu uma oficina de produção cervejeira. Outras ações também constam no cronograma do projeto, como a disciplina optativa Ciência da Cerveja também ofertada neste segundo semestre. O grupo ainda deverá atualizar o mapa das cervejarias de Minas Gerais, disponível neste link.

“Esperamos ter ainda novos infográficos e boletins, dois e-books de distribuição livre, um sobre controle da qualidade na produção cervejeira, e um com todos os infográficos de 2019 a 2022. Além disso, esperamos que saia por meio de editora a segunda edição do Glossário Cervejeiro, com praticamente o dobro de verbetes”, revela.

Oficina “Princípios da produção cervejeira” – 13 de setembro

No dia 13 de setembro, o projeto promoverá a Oficina “Princípios da Produção Cervejeira” com realização presencial na sala PCA-304, na Sede, em Alfenas. A oficina terá duração de duas horas, com início às 17h e término às 19h.

Oficina de produção cervejeira em 2019. (Foto: Arquivo/Projeto Cerveja com Ciência)

Essa mesma oficina já ocorreu tanto no formato presencial quanto on-line, e de acordo com o coordenador do projeto, a repercussão foi positiva em ambos treinamentos. “Os participantes gostaram bastante, pois acabam conhecendo os próprios insumos, que muitos nunca tinham visto, assim como sobre como fazer cerveja”, conta.

Na oportunidade da oficina, o professor explica que os participantes terão contato com os principais insumos cervejeiros, além de conhecer alguns equipamentos e um pouco da história da cerveja. “A proposta é abrir as portas para o universo cervejeiro, para que depois os interessados possam aprofundar”, comenta. “A ideia da oficina é apresentar de forma sintética as principais etapas da produção cervejeira, para que as pessoas conheçam o processo e também possam compreender a importância da ciência para a produção de cervejas”, acrescenta.

Para participar, interessados devem se inscrever até o dia 12/9 pelo sistema de inscrições da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Público-alvo: maiores de 18 anos
Inscrições: até 12/09, pelo CAEX
Modalidade: presencial
Horário: 17h
Local: sala PCA-304, na Sede, em Alfenas

Saiba mais sobre o projeto, acessando aqui.