Após mudança brusca na temperatura do sul de Minas, ocorrida nos últimos dias, o professor de Climatologia Paulo Henrique de Souza, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG, marcou presença no jornal da EPTV Sul de Minas – 2ª edição. No dia 29 de agosto, o docente participou de reportagem e explicou a causa do fenômeno.
Segundo o climatologista, atualmente, o período de ocorrência do fenômeno El Niño possibilitou a formação de uma massa de ar quente que não se misturou com a massa de ar frio e ganhou muita energia. “Ao ganhar muita energia, ela [massa de ar quente] produziu para nós, na semana passada, temperaturas máximas que nem no verão passado nós havíamos alcançado, quando estávamos sob o fenômeno de La Niña”, explicou.
“Agora, nesse final de semana, graças à ação de um ciclone extratropical, um fenômeno atmosférico que produz ventos muito fortes, essa massa de ar frio – que também, por não misturar com a massa de ar quente, fortaleceu suas características frias – conseguiu chegar aqui e romper este bloqueio”, completou o especialista.
Confira a reportagem completa pelo link: https://globoplay.globo.com/v/11904573/