Docentes e discentes do mestrado profissional em Administração Pública da UNIFAL-MG apresentam trabalhos em congresso internacional e nacional da Rede Profiap

Professores, mestres e mestrandos do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da UNIFAL-MG representaram a Instituição no I CiAP – PROFIAP – Congresso Internacional de Administração Pública da Rede PROFIAP e II CN-PROFIAP – Congresso Nacional da Rede Profissional em Administração Pública. O evento, realizado em Maceió/AL, nos dias 24 e 25 de agosto,  trouxe a temática “Inovação,Tecnologia e Sustentabilidade aplicadas à Administração Pública”.

Os trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes do Profiap UNIFAL-MG, que é realizado no campus Varginha, foram apresentados em grupos de discussão relacionados à Gestão das Organizações Públicas, Inovação em Políticas Públicas e Governança e Transparência na Administração Pública.

(Crédito da imagem: arquivo pessoal dos participantes)

De acordo com a coordenadora do curso de mestrado, Profª. Maria Aparecida Curi, a participação pôde ocorrer em formato híbrido e “o evento possibilitou que o corpo docente e discente apresentasse trabalhos acadêmicos que analisam e trazem reflexões sobre a administração pública em diversos setores, contribuindo para o aprimoramento das instituições governamentais em suas várias instâncias”.

Segundo os participantes, além da apresentação dos trabalhos, foi possível promover a interação, troca de informações e experiências e integração de docentes e discentes que cursam o programa de pós-graduação.

No total, foram apresentados oito trabalhos de participantes da UNIFAL-MG no congresso. Confira a seguir a lista com os títulos dos trabalhos e seus autores:

• Os setores de comunicação na administração pública frente ao mundo digital: análise de prefeituras da microrregião de Varginha-MG (José Agnaldo Montesso Júnior e Profa. Carla Leila Oliveira Campos)
  • Participação da agricultura familiar no PNAE da rede municipal de Varginha/MG (Rubens Cruz Praude, Prof. Vinicius de Souza Moreira e Bianca Beatriz Davanzo)
  • Estudo das contas públicas dos municípios da microrregião de Varginha-MG entre 2017-2021: uma aplicação da hipótese de fragilidade financeira (Tatiane Paiva Fonseca da Cruz e Prof. Claudio Roberto Caríssimo)
  • Análise da situação financeira dos municípios da microrregião de Varginha-MG sob o enfoque da dívida pública por meio da análise envoltória de dados (Profª. Maria Aparecida Curi, Prof. Paulo Roberto Rodrigues De Souza e Prof. Adriano Antônio Nuintin)
  • Emendas impositivas municipais: uma análise no município de Três Corações/MG (Giovani Augusto Ferreira, Lucila Carvalho Valladão Nogueira Villela e Roger Leal)
  • Barreiras arquitetônicas: acessibilidade nos espaços físicos de uma universidade federal em análise à legislação (Rafael Luiz Santos Pereira, Géssica Pauliny Pereira de Moura, Prof. Adriano Antônio Nuintin e Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza)
  • Prestação de contas de 2014 do governo federal: análise dos debates na CMO acerca da tese de mudança de entendimento do TCU (Prof. João Paulo de Brito Nascimento, Profª. Carla Leila Oliveira Campos e Profª. Fernanda Filgueiras Sauerbronn da UFRJ)
  • Programa de gestão nas universidades federais mineiras: um estudo da implementação do programa de gestão do teletrabalho (Débora Silva Barroso de Araújo, Débora Vieira de Lima, Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza e Profª. Maria Aparecida Curi)