UNIFAL-MG gradua novos profissionais do campus Varginha; cerimônia é marcada por discursos emocionantes e sentimento de gratidão entre os formandos

Formandos dos cursos de Administração Pública Bacharelado, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Ciências Atuariais Bacharelado, Ciências Contábeis Bacharelado e Ciências Econômicas Bacharelado, do Campus de Varginha da UNIFAL-MG, se graduaram na última terça-feira, 12/09. A cerimônia foi realizada no Theatro Capitólio de Varginha. Ao todo, foram 71 profissionais formados pela Instituição.

A solenidade, conduzida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, assim como familiares e amigos dos formandos. Além do vice-reitor, compuseram a mesa solene os docentes Paulo Roberto Rodrigues de Souza, José Francisco Lopes Xarão, Manoel Vitor de Souza Veloso, Luciene Resende Gonçalves, Everton Rodrigues da Silva, Larissa Gonçalves Souza, Cláudio Roberto Caríssimo, Bruno Aidar Costa, Maria Aparecida Curi, Thiago Fontelas Rosado Gambi e a servidora homenageada Jacqueline Aparecida Silva.

A bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Adriely Soares Silvério recebendo o capelo das mãos do vice-reitor. (Foto: Dicom)

Na oportunidade, a formanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Amanda Gabrielly Gonçalves Maia, proferiu o juramento solene, acompanhada dos colegas, que confirmaram os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal.

Após o juramento, o vice-reitor conferiu os graus de bacharel e bacharelas aos estudantes presentes na solenidade. Em seguida, a bacharela Interdisciplinar em Ciência e Economia Adriely Soares Silvério recebeu o capelo das mãos do vice-reitor e os estudantes receberam os certificados entregues pelos paraninfos e coordenadores.

Na cerimônia, os estudantes homenagearam os padrinhos de cada curso. A docente Larissa Gonçalves Souza prestou homenagem póstuma ao acadêmico do curso de Ciências Atuariais Walisson de Souza Pires. O momento foi marcado por emoção entre os colegas, bem como os familiares que representaram o discente na cerimônia.

Mãe e irmã de Walisson recebendo o diploma das mãos da docente Larissa Souza. (Foto: Dicom)

“Foi impressionante o seu desenvolvimento como aluno! Sua evolução foi extraordinária para um aluno de graduação do nosso laboratório. E em poucos meses, Walisson foi vinculado como pesquisador jovem em um projeto da Confederação Nacional da Agricultura conjuntamente com uma start up de tecnologia para o Agro. Se hoje, em 2023, o Brasil se orgulha em ser o maior exportador de milho do mundo, por trás desse feito, milhares de pessoas decidiram estudar e propor novas soluções para agricultura brasileira. E uma dessas pessoas foi o nosso querido aluno Walisson. Ele simplesmente foi muito além!”, destacou a docente em discurso.

O discurso proferido por Larissa Souza foi escrito pelo professor Reinaldo Antônio Gomes Marques. Em seguida, os familiares de Walisson Pires receberam o certificado de conclusão de curso do estudante.

Servidores Thiago Gambi e Jussara de Lima recebendo os bótons. (Foto: Dicom)

De forma excepcional, a solenidade também contou com a entrega dos bótons de divulgação da UNIFAL-MG aos servidores e servidoras da Universidade do campus Varginha. Para representar os servidores docentes, o professor Thiago Gambi, que ocupa o cargo desde janeiro de 2009, recebeu o bóton das mãos do vice-reitor da Universidade e do diretor do campus, professor Paulo de Souza. A servidora técnico-administrativa Jussara de Lima, em exercício desde agosto de 2015, representou os servidores técnico-administrativos.

A bacharela em Administração Pública, Isabela Bueno Lemos da Silva, discursou aos colegas. Na oportunidade, ela pediu que os profissionais formados fizessem uma retrospectiva de toda a trajetória acadêmica traçada por eles. “Nossos diplomas não são apenas um testemunho de nossa jornada acadêmica; são um compromisso de usar o conhecimento que adquirimos para o bem da sociedade”, salientou.

Em discurso, o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, prof. Manoel Vitor de Souza Veloso, destacou a importância da educação pública e das Ciências Sociais na vida dos profissionais graduados. “A educação nos inspira a inovar, nos tornamos cidadãos informados e responsáveis, capazes de contribuir positivamente para a sociedade. E as Ciências Sociais promovem a tolerância, mostrando-nos a diversidade de perspectivas e culturas ao redor do mundo”, frisou o docente.

O diretor do campus Varginha, prof. Paulo Roberto de Souza, evidenciou o empenho de todas as pessoas que participam da construção da UNIFAL-MG: servidores docentes, técnicos-administrativos, servidores terceirizados e discentes.

“Hoje, pelo empenho de todos, as empresas e instituições tem nos procurado para que nossos alunos e alunas façam parte de seu corpo técnico e administrativo. Não formamos vocês para o mercado, mas os preparamos para que possam enfrentar os desafios da vida profissional e acadêmica. Podemos dizer que temos egressos em todo o Brasil e em várias partes do mundo!”, evidenciou o professor.

Vice-reitor, prof. Alessandro Pereira, em seu pronunciamento. (Foto: Dicom)

Em seu pronunciamento, o vice-reitor, prof. Alessandro Pereira frisou que os profissionais formados pela UNIFAL-MG continuarão sendo parte da Instituição. “Esta Universidade, com mais de 100 anos de existência representa e acredita efetivamente que as demandas educacionais da sociedade são importantes. É importante participar dos problemas e desafios impostos pelo desenvolvimento local, regional e nacional.”, destacou. “A UNIFAL-MG se sente honrada de tê-los como nossos parceiros. Desejo muito sucesso a todos vocês!”, finalizou o vice-reitor.

Os professores paraninfos Maria Aparecida Curi e Thiago Fontelas Rosado Gambi também discursaram na solenidade.

UNIFAL-MG e o legado entre gerações

A noite da celebração foi marcante não só na vida dos graduados, como também de seus familiares. Felipe Campos Gomes, formado em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), pôde registrar mais uma conquista no legado que a UNIFAL-MG deixou em sua família.

Felipe Campos Gomes junto de seu pai, Janio Donizetti Gomes. (Foto: Dicom)

Conforme mencionado por ele, o seu bisavô fez parte da segunda turma do curso de Farmácia da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), ingressando em 1915. O pai de Felipe, Janio Donizetti Gomes, também cursou Farmácia na Instituição e se formou em 1986.

Felipe Gomes destaca a contribuição da UNIFAL-MG para o crescimento pessoal e profissional de seus familiares. “Estou muito feliz por estar formado, ainda mais por ser nesta Instituição, é algo que vou levar por toda vida”, exclamou. Na oportunidade, Felipe enfatizou que pretende passar este legado para as próximas gerações de sua família.

Confira as fotos da solenidade.

(Foto: arquivo/Dicom)