Reitor da UNIFAL-MG busca apoio para demandas da Universidade em Brasília

Na ocasião, o professor Sandro Cerveira foi recebido no Ministério da Educação e em gabinetes de deputados federais da bancada mineira

Reitor Sandro Cerveira foi recebido pelo Ministro Camilo Santana. (Foto: Divulgação)

No mês de setembro, a UNIFAL-MG esteve presente em diversas reuniões com autoridades políticas nacionais em Brasília. O objetivo foi apresentar demandas universitárias e ampliar a base de apoio da Universidade junto ao Ministério da Educação e Congresso Nacional. O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, foi o representante da instituição, aproveitando a agenda da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no período de 11 a 14/09.

Na ocasião, o reitor se reuniu com os deputados Odair Cunha (PT), Reginaldo Lopes (PT), Welinton Prado (Solidariedade) e Diego Andrade (PSD). Também, o professor Sandro Cerveira, teve agenda com o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Entre os temas apresentados, foram destacados projetos desenvolvidos pela UNIFAL-MG e a necessidade de apoio para ampliação das possibilidades de estágios no campo da saúde, entre elas, a importância de um hospital universitário para atender as demandas formativas dos cursos da UNIFAL-MG e da ampliação do atendimento da população regional.

Além das articulações de apoio à educação superior, o reitor entregou, pessoalmente, Moção de Agradecimento a deputados que apoiaram a Universidade, entre eles Odair Cunha (PT), Reginaldo Lopes (PT) e Diego Andrade (PSD). A moção foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Alfenas, em Reunião Extraordinária, realizada no dia 6 de setembro de 2023, concedendo também, o agradecimento institucional aos deputados federais Rogério Correia (PT), Emidinho Madeira (PL), Euclydes Pettersen (Republicanos), Luis Tibé (Avante) e Stefano Aguiar (PSD).

A UNIFAL-MG, por meio do Consuni, concedeu Moção de Agradecimento aos deputados federais Reginaldo Lopes (PT), Odair Cunha (PT) e Diego Andrade (PSD).  O reitor também esteve em reunião com o deputado Welinton  Prado (Solidariedade). (Fotos: Divulgação)

De acordo com o professor Sandro Cerveira, a UNIFAL-MG está em frequente diálogo com a classe política mineira no sentido de buscar apoio ao ensino superior. “Precisamos, sempre, reforçar a importância das Universidades Públicas brasileiras em todos os contextos da vida em sociedade. Nossa atuação no ensino, na pesquisa e na extensão universitária impacta, de maneira transversal, em diversos cenários com impactos e ação transformadora nas regiões em que atuamos”, destacou.

O reitor da UNIFAL-MG ressalta que a gestão universitária não economiza esforços na busca de soluções para questões universitárias, sejam elas relacionadas à estrutura física, ao orçamento, aos recursos humanos e à própria cultura institucional. A reitoria também busca ampliar as parcerias com empresas privadas e outras instituições públicas para ampliar as possibilidades de convênios e acordos de cooperação que beneficiem as atividades universitárias. “Quem ganha com as articulações interinstitucionais são nossos mais de 7 mil estudantes e toda comunidade universitária”, concluiu.