6ª Semana Acadêmica da Física da UNIFAL-MG conta com palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e visitas guiadas pelos laboratórios do departamento

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2023, a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG realizou a 6ª Semana Acadêmica da Física, que ocorreu na unidade Santa Clara. Promovido pelo Departamento de Física da instituição, o evento bianual se consolidou como um espaço de aprendizado, pesquisa, reflexão e entretenimento, atraindo estudantes, professores e entusiastas da área de Alfenas e regiões vizinhas.

A comissão organizadora do evento foi coordenada pela docente Jordana Torrico Ferreira, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), que preparou e executou a programação diversificada para o evento. Segundo a equipe, a iniciativa contribui significativamente para o estímulo do interesse pela Física entre os jovens estudantes, mostrando a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.

Foto da composição da mesa solene de abertura do evento. (Foto: arquivo/Departamento de Física)

O evento teve início no dia 04/09 com visitas matinais de escolas locais e da região aos laboratórios do Departamento de Física, oferecendo aos alunos a oportunidade de interagir com experimentos e projetos conduzidos por docentes e discentes do Departamento.

À tarde, foi ministrado o mini-curso pelo professor visitante Walter F. de Azevedo Jr., que abordou a temática “Modelagem e Simulação Computacional em Python”. Na mesma tarde, o segundo mini-curso foi ministrado pelo discente de mestrado Regileu Pimenta Ramos de Oliveira, cuja temática foi “Análise de Imagem e Vídeo para experimentos de Física”.

No período noturno, o professor Humberto César Brandão de Oliveira, do ICEx, promoveu a discussão sobre “Inteligência Artificial e seus impactos na sociedade”, destacando como a tecnologia está moldando o mundo e a Ciência da Computação.

No segundo dia do evento, o professor Gustavo do Amaral Valdiviesso, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), apresentou uma palestra sobre a jornada de “25 Anos da História e da Física da Oscilação de Neutrino”, discorrendo sobre os avanços significativos da Física de partículas e seus desdobramentos na sociedade.

No terceiro e último dia de evento, ocorreu a mesa-redonda que abordou “O Futuro da Física no Próximo Ensino Médio: O que Professores, Alunos e Formadores de Professores de Física Terão?”. O debate contou com a presença do professor do Departamento de Física Frederico Augusto Toti, do professor e ex-aluno do mesmo departamento, José Carlos Silva, e da professora convidada Elisangela Brauner. Na oportunidade, os convidados discutiram as perspectivas e desafios do ensino de Física, bem como as estratégias para inspirar futuras gerações de cientistas.

A 6ª Semana Acadêmica da Física também elaborou uma plataforma para que alunos, ex-alunos e membros externos à Universidade pudessem apresentar seus trabalhos de pesquisa e projetos relacionados à graduação em Física Licenciatura. “A iniciativa demonstrou o compromisso da UNIFAL-MG em promover e valorizar a pesquisa científica dentro e fora de suas instalações acadêmicas”, destacou a docente Jordana Torrico Ferreira, do ICEx.

A Semana Acadêmica não se limitou apenas à Ciência e ao aprendizado formal. Durante o evento, os participantes assistiram a um show ao vivo protagonizado pela banda “Astros Físicos” formada por discentes do curso de Física. “Esse adicional musical proporcionou uma atmosfera alegre e descontraída, na qual os estudantes puderam compartilhar suas paixões não apenas pela Física, mas também pela Música” salientou a professora Jordana Torrico.

De acordo com os participantes, o repertório variado da banda não só agradou o público presente como também evidenciou que o evento não se restringiu apenas ao ambiente acadêmico, celebrando e valorizando a diversidade de interesses e talentos dos discentes.

Segundo a professora Jordana Torrico, eventos como este promovem experiências enriquecedoras e inspiradoras aos participantes. “Além de promover a ciência, destacou a importância do ensino, da pesquisa, da extensão, da arte e da cultura, enfatizando o compromisso da universidade em oferecer uma educação integral e diversificada”, finalizou a docente.

Texto da professora Jordana Torrico, do Departamento de Física, com colaboração e revisão da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

Confira as fotos do evento.

(Foto: Dicom/UNIFAL-MG)