Palestra sobre segurança na prevenção de incêndio é realizada na UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, por grupo técnico do CREA-MG

Com o objetivo de apresentar os requisitos para combate ao incêndio e pânico, bem como divulgar os principais parâmetros atuais que regem os aspectos de segurança contra incêndio, o campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG recebeu a equipe técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG), no dia 22/08.

A palestra “Segurança na Prevenção de Incêndio e Pânico” foi ministrada pelos engenheiros civis João Vitor da Silva e Silvia Alves Ribeiro Reis, que fazem parte do grupo técnico do Conselho, e organizada pelos docentes Clayton Reis de Oliveira, Alexandre Silveira, Davidson de Oliveira França Júnior e Jéssica Ferreira Borges, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG.

“Tem-se notado um relativo progresso no desenvolvimento de materiais, técnicas construtivas e um avanço em questões normativas acerca da segurança e prevenção contra incêndio, portanto, faz-se necessário uma maior disseminação dessas informações junto à sociedade”, esclareceu o professor Clayton de Oliveira, do ICT.

A ação teve início com a apresentação do levantamento de estratégias de prevenção e combate a incêndios. Durante o evento, a representante do CREA-MG, Silvia Reis, distribuiu um folder explicativo das funções e realizações do Conselho.

Além da discussão sobre a legislação pertinente ao tema, abordando os principais aspectos relacionados às normas de segurança, os palestrantes descreveram critérios para segurança em projetos de edificações. Ao final, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o tema.

O professor Marcelo Barison, atual coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIFAL-MG, destacou que o evento foi um sucesso e que pôde se inteirar de diversas informações. De acordo com os docentes presentes na palestra, a partir da discussão, foi possível constatar urgência na atualização dos conteúdos acadêmicos referentes às normas vigentes de segurança.

Segundo o docente Clayton de Oliveira, os incêndios produzem transtornos sociais de grande magnitude. “Além da perda de vidas, grande parte das edificações vitimadas desse sinistro é levada à ruína e outras necessitam de demolições. Após a ocorrência de catástrofes provocadas pelo fogo, de grandes proporções no Brasil, provocando significativo número de vítimas, a problemática da prevenção e combate ao incêndio tem gerado um clamor popular, na busca de maior segurança nas edificações”, salientou.

Além da importância do assunto discutido no meio acadêmico, o professor Alexandre Silveira, à época coordenador do curso de Engenharia Civil da UNIFAL-MG, discutiu novas parcerias do curso junto ao CREA-MG, buscando fortalecer vínculos acadêmicos.

Na oportunidade, o representante do CREA-MG, João Vitor da Silva, discorreu sobre ações acadêmicas e pedagógicas, bem como técnicas de apoio, que o Conselho realiza em conjunto com as Universidades.  Além disso, o engenheiro mencionou o interesse em retornar à UNIFAL-MG com novos temas e propostas a serem discutidas.

Confira as fotos do evento.

(Foto: arquivo/Clayton Reis de Oliveira, ICT)