UNIFAL-MG lamenta falecimento da professora Raquel Lopes Martins Sousa, do ICB

A comunidade acadêmica e administrativa da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, por meio da Reitoria e do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), lamenta, profundamente, o falecimento da servidora Raquel Lopes Martins Sousa, professora do ICB, na manhã desta quarta-feira, 27/09, em Alfenas/MG.

Pós-Doutora pelo Centro de Pesquisa René Rachou – Fiocruz (2009), graduação em Ciências Biológicas (1995) e mestrado em Parasitologia (1999) pela Universidade Federal de Minas (UFMG), a professora Raquel Lopes ingressou na UNIFAL-MG em  04 de fevereiro de 2009, no Departamento de Patologia e Parasitologia do ICB.

A professora Raquel também foi Coordenadora de Extensão do ICB e chefe do Departamento de Patologia e Parasitologia, no período de 2015 a 2019. Também foi Presidente da Comissão Eleitoral Geral, da UNIFAL-MG, de 2020 a 2021.

Antes de tornar-se servidora da UNIFAL-MG, Raquel Lopes foi professora nos ensinos fundamental, médio e superior em escolas públicas e privadas. Na nossa Universidade, ela ministrou aulas de Parasitologia para todos os cursos das áreas de saúde e de biológicas, com carinho especial pela Enfermagem. Pesquisadora apaixonada pelo que fazia, fez contribuições importantes em pesquisa de esquistossomose, principalmente sobre os caramujos vetores.

A professora Raquel orientou dezenas de alunos de graduação e pós graduação. Acima de todas as qualidades profissionais, Raquel foi sempre uma presença harmoniosa, carinhosa e de uma alegria imensa pela vida que iluminava e fortalecia todos ao seu redor.

A UNIFAL-MG se solidariza e manifesta o mais profundo pesar, neste momento de dor, ao senhor Clóvis Antônio de Souza, esposo da professora Raquel, aos filhos Gabriel, Davi e Miguel Martins de Souza, a todos familiares e, também, aos amigos, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos.

O velório está sendo realizado no Auditório João Leão de Faria, no campus Sede, até às 11h. O sepultamento será em Perdigão/MG, cidade natal da professora Raquel, hoje, dia 27/09, às 16h.

A UNIFAL-MG, por meio da Portaria 2308, de 27 de setembro de 2023,  decretou Luto Oficial por três dias.