Mostra de profissões “UNIFAL-MG PARA VOCÊ” movimentará os espaços da Universidade nos dias 17, 18 e 19 de outubro

São esperados para visitação cerca de 3.000 estudantes de escolas e de cursinhos preparatórios para o Enem de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região

Imagine conhecer o dia a dia da rotina acadêmica, conversar com universitários, professores e ainda conhecer como é a dinâmica das aulas, as práticas em laboratórios e demais atividades nos espaços da Universidade. É exatamente essa possibilidade que o evento “UNIFAL-MG PARA VOCÊ” irá oportunizar aos estudantes do Ensino Médio, de escolas e de cursinhos preparatórios para o Enem de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e região, entre os dias 17 e 19 de outubro.

Registro da edição do evento em 2022. (Foto: Arquivo/Dicom)

Idealizado como um programa de extensão, o UNIFAL-MG PARA VOCÊ é uma mostra anual de profissões que visa estabelecer um diálogo entre a Universidade e as escolas de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e cidades circunvizinhas, para ajudar os estudantes na escolha da profissão que desejam seguir.

“Tal programa se torna importante socialmente, pois é fato que, em algum momento da trajetória escolar, a falta de suporte, orientação e interesse está presente, em maior ou menor grau, na vida dos estudantes em geral. Por isso, oferecer esse apoio pode significar também esperança e representatividade no futuro desses jovens”, argumenta Geraldo Liska, coordenador da proposta.

Na edição de 2023, a organização preparou atividades interativas e de livre escolha da comunidade, sem roteiros pré-definidos para receber as escolas. “Os monitores estarão dispostos a orientar os participantes sobre as escolhas dos cursos”, conta Geraldo Liska. Segundo ele, as atividades foram pensadas para o público do Ensino Médio, mas é aberto à comunidade, incluindo as escolas das demais etapas de ensino.

São esperados 3.000 estudantes durante os dias de visitação à Sede, em Alfenas; e aos campi de Poços de Caldas e Varginha. Conforme a organização, 30 escolas já aderiram à participação. As inscrições são das cidades de Alterosa, Areado, Boa Esperança, Caldas, Campestre, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Elói Mendes, Fama, Machado, Nova Resende, Paraguaçu, Poço Fundo, Santana da Vargem, São João da Mata, Três Pontas, além das cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha, onde os campi da Universidade estão localizados.

O UNIFAL-MG PARA VOCÊ 2023 acontecerá concomitantemente à 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e ao 9º Simpósio Integrado da Universidade. Confira mais informações.

Registro da edição do evento em 2022. (Foto: Arquivo/Dicom)

Apresentação dos cursos oferecidos pela Universidade, visitas guiadas, interação com experimentos científicos, ações dos projetos de extensão, oficinas e atividades culturais compõem as atividades da programação.

O evento ocorrerá das 9h às 16h, iniciando-se na terça-feira (17/10), no campus Poços de Caldas. Na quarta-feira (18/10), será a vez do campus Varginha receber os estudantes. A visitação em Alfenas, à Sede, ocorrerá na quinta-feira (19/10).

Integram a equipe organizadora:

O evento conta com o apoio das diretorias de unidades acadêmicas e coordenações de cursos nas atividades específicas da programação, bem como do suporte da Reitoria, do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), Diretoria de Comunicação (Dicom), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Agência de Inovação e Empreendedorismo, e das Bibliotecas.

Para saber a programação detalhada da mostra em cada unidade, acesse aqui.

Quem quiser participar, ainda dá tempo de se inscrever: https://www.unifal-mg.edu.br/unifalmgparavoce/como-se-inscrever/