Discentes, docentes e egressos da Engenharia de Minas comemoram 10 anos do curso; placa comemorativa celebra os 265 profissionais graduados na UNIFAL-MG

Docentes e discentes do curso de Engenharia de Minas da UNIFAL-MG celebraram os 10 anos do curso nos dias 6 e 7 de outubro, no campus Poços de Caldas. Com o objetivo de promover o encontro e a troca de experiências, o evento reuniu mais de 80 pessoas e contou com a participação de ex-alunos e profissionais da área, que ministraram palestras e integraram mesas de bate papo.

A comemoração integra as ações do programa de extensão Mineração para Todos, que visa divulgar as atividades do Curso de Engenharia de Minas e o contexto geológico da região de Poços de Caldas junto à comunidade para que ela conheça um pouco mais sobre a região em que vive e sobre como a Engenharia de Minas pode atuar. De acordo com um dos organizadores do evento, o professor Guilherme José, a iniciativa, “além de contribuir para a divulgação do curso, representa a materialização de todo esforço de alunos, docentes e técnicos ao longo da última década na construção de um curso nota máxima no MEC”.

Na sexta, 06/10, os inscritos prestigiaram a solenidade de abertura e as palestras da Associação de Mineradores de Poços de Caldas, da ANM e dos patrocinadores. Na oportunidade, também foram apresentados os resultados do projeto “Mulheres na Mineração” e a inauguração da placa com o nome dos 265 profissionais que se graduaram no curso de Engenharia da Minas da UNIFAL-MG nos últimos 10 anos, que será fixada no Prédio B, no campus.

O ex-aluno José Miguel Vilela de Figueiredo foi escolhido como pessoa guardiã do curso de Engenharia de Minas da UNIFAL-MG (Foto: arquivo pessoal)

Na sequência, foi realizada uma homenagem aos discentes e egressos do curso, por meio do egresso da primeira turma de Engenharia de Minas, José Miguel Vilela de Figueiredo, que foi escolhido como pessoa guardiã do curso. “É um prazer imenso ser escolhido como guardião dos 265 ex-alunos, poder patrocinar e representar todos os meus amigos e colegas neste evento simbólico, mas que retrata toda a energia dedicada por centenas de pessoas desde 2009, quando iniciamos o BICT. Muita dedicação, amor e vontade de fazer dar certo. E que incrível, deu”, afirmou José Miguel, que atua na própria empresa, a Cave – Consultorias e Projetos de Engenharia.

O egresso recordou a trajetória na Universidade, como a estrutura e as condições eram mínimas no início da graduação, mas que isso não impediu a turma e os professores de se dedicarem para uma formação de excelência. “As primeiras turmas da UNIFAL-MG tiveram uma formação privilegiada mesmo com poucos recursos. Isso era constatado nos estágios e eventos que participávamos com discentes de outras universidades tradicionais. Nós éramos diferentes, tínhamos mais vivência e experiência de campo, de processos, de beneficiamento mineral. Como recompensa de todo esse esforço, dos discentes e docentes, quando a 1ª turma estava para concluir já tínhamos uma estrutura de laboratórios, biblioteca e docentes que nos deram a almejada 5 estrelas do curso pelo MEC (nota 5). Característica esta, que hoje, somente 3 cursos tem no Brasil, e a UNIFAL-MG mantém o seu pódio”, contou José Miguel.

Plantio simbólico da árvore (Foto: arquivo pessoal Daniela Horta)

No sábado, 07/10, os participantes se reuniram novamente no campus Poços de Caldas para o plantio simbólico de uma árvore e para as palestras sobre a carreira do engenheiro de Minas, proferidas pelo consultor José Carlos Danza e pelos ex-alunos presentes, que compartilharam os desafios, vantagens e desvantagens, tanto de empreender, quanto de trabalhar em empresas privadas e/ou públicas.

A mesa de abertura foi composta pelo representante dos ex-alunos, José Miguel, pelo coordenador do curso de Engenharia de Minas, Prof. Matheus Ancelmi, pela vice-diretora do ICT, Prof.ª Carolina Del Roveri, pelo diretor do campus Poços de Caldas, Prof. Gunther Brucha e pelo pró-reitor de Graduação, Prof. Wellington Lima. De forma remota, participou também o Prof. Maurício Bergerman, que hoje está no Canadá e leciona na USP, mas foi o primeiro coordenador do curso.

O evento foi organizado pelos professores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Daniela Horta, Carolina Del Roveri, Matheus Ancelmi, Osvail Quaglio e Guilherme José. Os discentes Tatiane Christina, Gabriel Cubi, Janaína Nogueira, Carolina Mendes e Francisco Eduardo também apoiaram a organização.