Projetos de extensão voltados para o telediagnóstico em estomatologia e assistência aos pacientes com lesões bucais são premiados pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais

Reconhecimento reforça a importância das experiências da UNIFAL-MG nos serviços prestados à população

Dois projetos de extensão da UNIFAL-MG foram premiados pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG). O projeto “Teleinterconsulta em Estomatologia em Minas Gerais”, recebeu o prêmio Professor Edgard Carvalho Silva no eixo temático de ações voltadas para experiências em telediagnóstico e, também, o prêmio Professora Efigênia Ferreira e Ferreira, na categoria Relato de Experiência. Nesta categoria, também foi premiado o projeto “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de oncologia da Santa Casa de Alfenas”.

Na imagem, o professor Leonardo Amaral dos Reis recebe a premiação durante o evento da Expo Dental. (Foto: arquivo pessoal/Leonardo dos Reis)

Profissionais, gestores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia de Minas Gerais submeteram suas experiências exitosas representadas por ações que oferecem melhorias das condições de saúde bucal, relacionadas ao diagnóstico, tratamento ou prevenção das doenças bucais e do complexo maxilofacial.

Por meio da premiação, o CRO-MG buscou reconhecer as iniciativas laborais que contribuem para melhoria da qualidade de vida da população mineira. A entrega das premiações aconteceu durante o Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Odontológicos da Expo Dental, no dia 28 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A professora Lívia Maris Ribeiro Paranaíba Dias, que é uma dos responsáveis pelo aconselhamento remoto do projeto, conta que o motivou a inscrição do grupo na premiação foi acreditar no potencial do projeto e estar de acordo com os critérios do edital.

Para ela, o projeto estar registrado como diferentes ações na Universidade, tanto na extensão como na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), evidencia o caráter multifuncional da abordagem. “Recebemos com alegria e gratidão a premiação, isso reforça que estamos no caminho certo para melhorar a assistência odontológica da nossa região”, salienta.

Na a avaliação das ações e propostas submetidas à premiação, foram adotados os seguintes critérios: originalidade; mérito e relevância clínica; resultados obtidos e esperados; experiência do autor e da equipe proponente; e  metodologia adotada para o desenvolvimento da ação ou proposta.

A seleção e avaliação das ações e programas foram realizadas por uma Comissão de especialistas em Patologia Oral e Maxilo Facial e Estomatologia nomeada pela portaria CRO-MG n°093/2023. Os três dos melhores e mais bem avaliados trabalhos inscritos na premiação por parte do CRO-MG foram premiados com recursos financeiros e menção honrosa. A equipe da UNIFAL-MG ganhou o prêmio no valor de R$ 1.500,00. A entrega das menções honrosas aconteceu durante o evento Expo Dental, no dia 28 de setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sobre o projeto “Teleinterconsulta em Estomatologia em Minas Gerais”

Em dezembro de 2021, diante do cenário pandêmico da covid-19 no Brasil, contexto em que o diagnóstico de lesões de boca se tornou desafiador para os profissionais da atenção primária, foi criado o projeto de extensão Teleinterconsulta em Estomatologia em Minas Gerais.

Conforme explicado pela coordenação, durante a pandemia, além da dificuldade do diagnóstico, houve um alto número de encaminhamentos para atendimento especializado, bem como o aumento de filas de espera e atrasos no diagnóstico.

Criado para contribuir com a qualidade da assistência odontológica do sul de Minas Gerais e estreitar as lacunas entre as especialidades odontológicas, o projeto realiza teleconsultorias dentro dos 24 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Alfenas (SRS/Alfenas). Segundo a coordenação, a ação é desenvolvida em parceria com a SRS/Alfenas e envolve um público de cerca de 130 pessoas.

A partir desta iniciativa e da permeabilidade que o projeto alcançou, surgiu a possibilidade de estender a iniciativa para todo o Estado de Minas Gerais. Para isso, a UNIFAL-MG contou com a  colaboração de docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que construíram um aplicativo de celular para a realização das teleconsultorias no Estado da Paraíba e que concederam a permissão do uso deste aplicativo no estado de Minas.

A equipe responsável pelo aconselhamento remoto é formada pelos professores docentes do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Odontologia (FO). São eles:  Lívia Maris Ribeiro Paranaíba Dias, Carine Ervolino de Oliveira, João Adolfo Costa Hanemann, Hugo Gaêta Araujo e Leonardo Amaral dos Reis.

Sobre o projeto “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no serviço de oncologia da Santa Casa de Alfenas”

Prof. João Adolfo Hanemann, um dos pesquisadores do projeto, em atendimento na Clínica de Estomatologia, conhecida por ser um centro de referência para prevenção, diagnóstico e tratamento das lesões do complexo bucomaxilofacial. (Foto: Arquivo/Dicom)

O projeto de extensão “Assistência aos pacientes com lesões bucais decorrentes do tratamento oncológico no Serviço de Oncologia do Hospital da Santa Casa de Alfenas” atende pacientes acometidos por complicações orais decorrentes do tratamento oncológico, do município de Alfenas e da microrregião do sul de Minas.

Além de atender a pacientes no Ambulatório de Oncologia e também em leito no Hospital da Santa Casa de Alfenas, a equipe também presta suporte na Clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia, para o tratamento e acompanhamento dos casos mais graves, bem como na execução de intervenções odontológicas mais especializadas, como exames imaginológicos, cirurgias, entre outros.

Os pesquisadores também incorporaram o projeto à Teleconsultoria Odontológica, da qual participam discentes (cirurgiões-dentistas) matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e/ou Ciências Odontológicas, ambos da UNIFAL-MG.